Barra das Guias

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Expressão Corporal

A aula começou com os 10min de alongamento próprio (lembra-se de que cada um teve que fazer uma listinha com mín 12 exercícios de alongamento que vai da cabeça aos pés?? reveja o post da aula anterior para maiores conhecimentos).

Depois do próprio alongamento, começamos a caminhar, mais rapido, mais rapido e mais rapido e STOP e movimenta-se as articulações (na mesma intensidade de ritmo da caminhada) para aquecer o corpo e articulações. Pára, volta a caminhar, mais rapido, mais rapido e STOP e movimenta-se as articulações (novamente repete o mesmo exercício).

Então pára, voltamos a caminhar sobre o ambiente de ensaio, só que agora, a prof escolhe uma pessoa do grupo de alunos-atores e este será o líder o qual deverá ditar o ritmo da caminhada. se ele caminha a passos rápidos, todos caminham ao mesmo passo. Mas não necessariamente precisa-se seguir em fila atrás dele, mas continua o grupo todo a caminhar preenchendo os espaços do ambiente de ensaio. (caminhar sobre a bandeija). A única diferença é que é “seguir o mestre” no ritmo em que ele dá à caminhada. (variações: troca-se o líder). então por fim pára.

Depois disso, a prof pede para que todos se agrupem como um coro, e uma pessoa escolhida lídera o coro. Só no ritmo do caminhar, desta vez (igual ao exercício anterior) (só que neste o coro segue atrás do líder, mas não em fila indiana, mas agrupado como um amontoado de pessoas). E nisto, a pessoa escolhida como líder é trocada cada vez que a prof diz.

Terminado este exercício, então voltamos a caminhar sobre o espaço de ensaio, e então, STOP. (e quando der o STOP é para todos, bruscamente, pararem como estátua, e não diminuirem a velocidade até parar.) Então repete-se o caminhar rapido, rapido, rapido e STOP.

Com o STOP, a prof começa a fazer um exercício Psicofísico. O exercício é feito através de estimulos verbais que a prof vai dizendo para nós, alunos-atores, que vamos percebendo-o, entendendo-o e agindo sobre nosso próprio corpo através disso. Ao ficar imóvel no STOP, ela pede para que contraíssemos todos os músculos do corpo, pernas, coxas, braços, mãos, abdomen, todos. Para que nem um toque pudesse nos derrubar da ‘estátua’ (nisto, a prof vai a cada um tocando e tentando empurrar para ver se estamos mesmo contraindo ou não). Feito isso, ela continua e pede-nos para que imaginemos que uma corda que está amarrada em nosso quadril e que nos puxa para trás. Contudo, ela pede para que nos focássemos num ponto adiante e que alcançássemos nosso objetivo. Observando que são duas forças opostas que nos puxa (uma para trás e outra para frente). E que, contraídos, fortes, lutássemos contra a força da corda (que nos puxa para trás) e fizessemos força para alcançar nosso objetivo, usando de palavras como “persista no objetivo”, “siga seu foco”, “não deixe que a corda seja mais forte que a força que você faz para alcançar o objetivo”, contudo a corda estaria fazendo uma força muito forte, que nos exigiria muito esforço e muita determinação. Até que então chegamos ao objetivo, e ficamos em pé. Ao que todos terminam seu exercício, volta-se a caminhar. E depois, pára, faz o inspira-e-relaxa-coluna umas duas vezes.

No fim do exercício, o corpo está exausto de tanto fazer força e ser puxado.  =P mas vale a pena!!! Ah, sentamos em roda todos e conversamos a respeito do que fizemos, para que serviu o exercício, dificuldades, facilidades, etc…

=>Prox Post: Sabado, 8h

Nenhum comentário: