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quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aula de Técnica Vocal

Ola, gentemm… A aula foi boa =D

Bem, a gnt começou com cada um massageando seus próprios pés, massasgem no tarso (a parte do pé q não rela no chão), no calcanhar, um pouco acima do calcanhar, no metatarso (antes dos dedos), massageou os dedos (fazendo como q desparafuseando-os um por um), depois colocou os dedos das mãos entre os vãos dos dedos dos pés e massageou, depois demos uns tapinhas (de leve… rs) na parte superior do pé … e fizemos isso em ambos pés, pois os pés têm as terminações nervosas de todo o corpo, por isso, era como se massageássemos nósso próprio corpo. =D

Depois, hora de caminhar – sabe, já estou entendendo essa tal tática do caminhar. Toda vez que mudar de exercício, ou para querer atenção, ou para até fazer descansar depois de alguma coisa, mas sem deixar que a concentração se desvaire pelas conversas, põe os alunos-atores para caminhar a tal caminhada sobre a bandeija, preenchendo os espaços, olhando pra frente, relaxando, respirando, corpo ereto, etc etc e demais dikas que cansei de escrever já ¬¬’ – e durante essa caminhada, o prof pediu-nos para que nos massageássemos os ombros e clavícula, sab, para desestressar.

Depois paramos em círculo, todos, e fizemos uma seção de caretas. Com as caretas, tentamos também formular uma espécie de traçado, tipo: fazer um círculo com o rosto, usando as caretas para delínear o circulo. Depois foi tentar fazer um quadrado. Depois um triângulo, levando a careta pra cima, depois para um lado e para o outro. E assim travamos uma exploração das caretas =P Depois disso, fizemos o barulho de caminhão com a boca (aquecer os lábios), depois passamos a língua pela gengiva 10x de cada lado, os demais exercícios que já citei em outras aulas anteriores de voz, e também, fizemos a respiração fracionada (inspira 3 tempos, segura 5, expira 8, segura 5) e a sua variação (inspira 1 tempo, segura 5, expira 10 tempos, segura 5).

Depois fomos para o exercício da BOCA-QUE-USA (aquele que segura o som dentro da boca, e faz vibrar a parte superior da cabeça e os ossos da fronte da face). Bem, o que o prof passou deste exercício foi a gnt perceber como o ressoar da voz faz para sair em alto som. Tipo, (nota mental: posso estar equivocado na explicação, então, se n quiser ler nem acreditar, ok. Ou procura no google!) ele explicou que as cordas vocais são muito pequenas, e que há uma caixa de ressonancia (magnética? =P) ele disse que de onde saí a vibração das cordas vocais, até chegar a sair, o som vai se ampliando por estas caixas ressoantes (ressonantes?) que existem em cada espaço vazio dentro do nosso corpo. O crânio é um desses lugares, por isto o cranio vibra quando fazemos o BOCA-QUE-USA. Mas não só o crânio, mas todos os ossos da face tbm vibram. E outros lugares também, dependendo de onde você consegue levar a voz para vibrar. O tórax também é uma grande caixa de vibração para ampliar o som, (experimente, eu senti vibrar fazendo o exercício! ) e também a parte detrás do tórax, nas costas, também há ali local para vibrar o som. (foi difícil eu sentir vibrando, mas enfim eu consegui tbm!!! não é papo-furado). E isto, para o ator, é um auto-conhecimento para quando quiser experimentar variações para compor algum personagem, ou precisar de um som variante, etc… é um descobrimento do corpo do ator e o que o corpo tem para oferecer.

Enfim, depois desse exercício, repetimos o trava língua (MAMELUCO MELANCÓLICO tra-lá-lá – procure nas ultimas aulas de voz conhecer o trava língua inteiro) E a partir do trava-lingua inteiro, repetimo-lo com os dentes cerrados, só mexendo os lábios; depois repetimo-lo com um dedo entre os dentes; e por fim, voltamos a articular bem na hora de repetir pela última vez. Estas variações (dentes cerrados, dedo entre os dentes e o falar sem nenhum empecilho) o prof explicou para que percebessemos distinguir os sons, pois quando está em cima do palco, não necessariamente precisamos articular exageradamente para falar, mas apenas devemos falar sem nenhum empecilho que atrapalhe os sons de saírem foneticamente perfeitos para o entendimento do público.

Bom… acho que esqueci de mais alguns pequenos exercícios (mas se esqueci é porque são comuns à todas as aulas anteriores).

Agora, um exercitão (novo) que aconteceu nesta aula, foi começar o príncipio de uma técnica teatral chamada GRAMELO (lê-se “gra-mê-lô” oxítona) ou também conhecida como BLABLAÇÃO. (já foi citada na primeira aula de criatividade). Contudo, o exercício nesta aula foi fazer uma cena qualquer [nota mental: qualquer cena que fizer, de agora em diante, usar a criatividade e todos os conhecimentos em expressão corporal, sonora, concentração e qualquer outra coisa que aprendemos até agora. Sempre inovar, criar, sair do comum e ‘se jogar’] , mas que se falasse em números ao invés das falas normais. Exemplo: Um-Dois-Três? (oi tudo bem?) [o outro responde] Quatro-Cinco (sim, tudo) Seis-Sete? (e você?) … e assim vai a cena, usando números ao invés de falas… mas a técnica aqui responde à tonalidade e expressão sonora que se deve dar para enfatizar uma situação. Aqui, a cena não deve ser construída em cima de diálogos, mas em cima dos movimentos para que o diálogo seja superficial e não-importante. Assim é que a blablação funciona. E treinar a sonoridade da voz, a tonalidade, instensidade, expressão sonora. Para isso tbm que serve a blablação.

Então fizemos a cena, apresentamos e fim da aula. =D

obs: agora, ao final de cada novo post, colocarei a data da prox postagem, para que quem lê este blog, qm sab, se programe para vir ler.

=> Prox Post: Quinta 8h

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