Barra das Guias

sábado, 22 de maio de 2010

Sentindo Emoções c/ Texto

bem, esta aula, como a anterior que tivemos, foi sobre Ensaios com o Texto. Desta vez, iniciamos a aula discutindo sobre a peça (alguns ja tinham lido-a inteira) (mas isso informalmente, só entre os alunos, né? rs rs )

com o prof, ele dividiu-nos em duplas (um menino e uma menina) e pediu-nos para que seleciona-se uma cena do texto, e que montasse a cena. Só que sem falas, sem sons verbais. (nem blablação). As cenas deveriam ser entendidas pela movimentação, pelas ações corporais, e principalmente, pela emoção que os próprios atores (em cena) deveriam sentir e, com isto, transmitir para o público.

E nisso nos foi dado muuuuuuito tempo de ensaio.

A maioria leu o texto e então começou a ensaiar. Mas, uma dik que o prof nos deu, foi não nos basearmos em movimentos clichês (se o texto falar em chorar, não ir com a mão fechada e limpar as lágrimas). Mas fugir do clichê, usar a expressividade corporal, novos movimentos, mas principalmente, focar nas emoções da cena. Nas emoções que um personagem tem e que influencia na resposta corporal e emocional do outro personagem, que por sua vez, influencia na resposta corporal e emocional do primeiro personagem, e assim vai. Aquilo de “ação e reação” só que numa troca de emoções.

Bem, nisso, ensaiamos o máximo possivel dentro destas dikas e apresentamos.

depois da apresentação, bem, o prof questionou se conseguimos sentir as emoçoes dos personagens em nós mesmos, como se estivessemos empaticamente  no lugar dos persoangens. Bem, este era o motivo do exercício, fazernos sentir. E não só nós, atores, pois, se nós conseguíssemos sentir, consequentemente, a intensão subjetiva seria transmitida ao público que entenderia, mesmo se feito não-verbal, como o fizemos.

assim foi este nosso ensaio com o texto.

O dever de casa que nos foi dado, é para que pesquisemos sobre demais assuntos que a peça se trata, pesquisassemos a mais sobre qualquer outra coisa e trazessemos na prox aula para ‘palestrar’ para os demais colegas-atores do grupo para que todos nós entremos numa sintonia de ‘entendimento’ do texto e aspectos que circundam o texto.

Alohaaa… finish a aula.

=> Prox Post: Quarta,8h

Um comentário:

FABRICIO ADRIEL disse...

Adoro teatro, e esse site é um dos meus favoritos do genero.
Obrigado.