Barra das Guias

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula de Voz

Outra vez denovo voltamos a mais outra aula de tecnica vocal, ou como costumo chamar, aula de voz. =P

Bem, a aula teve inicio com duplas, e cada dupla, segurando-se nas mãos, de olhos fechados, na posição-base-do-ator, tinha que respirar (inspirar e expirar diafragmaticamente) ambos ao mesmo tempo. ao inspirar, o corpo pende para frente, ao expirar, para trás. E assim ficamos para começar a concentrar e instalar um equilibrio na sala.

Ao termino da respiração, cada parceiro de dupla faz uma massagem nas costas (clavícula, ombros, braços, coluna) do outro. Sendo que quem recebe a massagem concentra no respirar e fica na posição-base.

Após a massagem, todos caminham pela sala. Desta vez, mantendo a sua concentração nos pés, mas olhando para a frente. Percebe como o pé alcança o chão, o calcanhar, metatarso e então o tarso (dedos). E então o prof pede para caminharmos só com os calcanhares (para massagea-los, andando com cuidado). Depois pede para andarmos só com o lado externo dos pés (o lado de fora, do dedinho) e perceber no que nosso corpo se modifica para podermos andar desse jeito. Pede então para andar com a parte interna dos pés (o lado do dedão) mas cuidado para não machucar o ossinho que ali existe. Depois andar utilizando soh com o metatarso (sem o calcanhar e dedos no chão). Depois, põe os dedos(tarso) no chão e anda sobre eles. E então volta a andar normal.

Se distribuem pela sala e pára.  Então pede-se para bocejarmos, depois inspirar levantando o braço e expirar descendo os braços e soltando o ar em “A” (nota mental: chamarei este pequeno alongamento de “inspira-e-desce-os-braços”). Então repete o inspira-e-desce-os-braços. Faz o inspira-e-relaxa-ombros, e então faz-se uma auto-massagem no pescoço.

Então, na posição-base, enchemos a barriga de ar (ao inspirar) e expiramos sem deixá-la murchar. (para fortalescer). Repete umas 3x. Depois faz-se a mesma coisa, expandindo as costelas (parte superior do pulmão) (ao inspirar) e expire sem deixar murchar. (só quando então ficar muito sem ar, as costelas voltam e recomça a expandi-las). E por fim, inspira e expande a barriga E as costelas (juntas), permanece alguns segundos, e expira sem deixá-los murchar. Vão perceber que é um pouco dificinho, mas é pra fortalescer mesmo esta musculatura. (repete 3x tb)

Bem, depois desse sussego, ele passa para um outro exercício de respiração, desta vez um novo que eu nunca tinha feito: (agora é a parte descritiva do exercício) Começa inspirando e levantando ambos os braços acima da cabeça, sem tensionar e  levantar os ombros. Feito isso, ambos braços farão um círculo ao lado do corpo, ao mesmo tempo. Um braço roda pra frente enquanto o outro para trás ao mesmo tempo. Quando ambos estão ao lado da coxa (no ponto mais baixo do círculo), o joelho dobra oferecendo um impulso para os braços terminarem de fazer a rotação. contudo o ciclo recontinua 4x, até que então na ultima volta, depois de passar por cima da cabeça, os braços caem como um pendulo até parar ao lado da coxa. E então recomeça o exercício, só que desta vez com os braços sendo 'rodados' do outro lado. Ex.: Se o direito rodou pra frente na primeira vez, e consequentemente o esquerdo para trás; na segunda vez o direito começa rodando para trás e o esquerdo para frente. (nota mental: #putafaltadesacanagem … descrever este exercício foi uó, demorei mais de 30min pra isso.. caramba. Tomara que voces, leitores, entenderam, senão vo gravar um video meu fazendo tal exercício. Ou desenharei. rs rs rs. Ah, e chamarei-o de “rodando-os-braços-helicóptero” kkkkkk criatividade mil, né?)

Depois do tal rodando-os-braços-helicóptero, repetimos o inspira-e-relaxa-ombros e então fizemos o exercício da respiração fragmentada (inspira em 3, segura em 5, expira em 8, segura em 5) e a sua variação (inspira em 1, segura em 5, expira em 10, segura em 5).

Então voltamos a caminhar (enfim) e desta vez fazendo as caretas exageradas, MAS também (ao mesmo tempo) amassando pão com as mãos (abrindo e fechando as mãos). Depois tente ficar fazendo circulos com os musculos da face (sem mexer a cabeça, só os musculos faciais) e as mãos então ficam piscando (como quando vc molha amão na água e joga respingos no rosto de alguém). Terminado, faz-se tal exercício da lingua pelas gengivas 10x de cada lado. Depois fazer 10 bolinhas com a lingua em cada bochecha. Engole e então fica em dupla, dnovo.

Em duplas, agora, é exercício de fortalescimento diafragmático. Faz-se soquinhos com os sons de Z, V, X, S, F, J, e R sempre por último.

Desfez as duplas e todos fizemos então um grande roda. Nisto, o prof ensinou outro exercício que é falar a palavra MIGNON (de filé mignon, sabe?) Então, só que o Mi é som aberto, com articulação da careta horizontal e o som é pra fora. (repete comigo: MI MI MI). Já a sílaba –GNON  (lê-se NHÔN) é mais anasalada, um biquinho pra fazer o NHÔ e o som parece que sai do peito, passa pelo nariz, faz-meia-volta e volta ao peito, sem sair pra fora. E assim ficamos a repetir MI-GNON, MI-GNON, MI-GNON muitas vezes, e acelerando até ficar MIGNONMIGNONMIGNONMIGNON tudojuntoesemrespirare…UFAAA respira, expira, inspira, expira. Fizemos isso umas 2x ou 3x.

Então, separou-nos em 3 sub-grupos e cantamos um trava-linguas que já foi mencionado numa aula anterior. a da FICA FRIA AFRICA, AFRICA FICA FRIA. Fizemos basicamente a mesma coisa que foi citado no post de aula de voz anterior que tinha este exercício.

E depois Fim, Ufa!

(Só lembrando que, se não entendeu algum exercício pq não foi descrito neste post, é que já foi descrito nalgum post anterior. Só procurar e ler e aprender. /fikdik )

(nota mental: queria agradecer aos novos seguidores do blog, às visitas novas e principalmente ao Comentário que recebi num post anterior. AGRADEÇO imensamente por saber que estou ajudando nao só a mim próprio ( para me relembrar das minhas aulas) mas que também posso estar ajudando a outros com a minha experiencia.)

(OBS: se tiverem alguma idéia pra melhorar o blog, alguma dúvida em exercício, estiver perdido pelas aulas, ou não entender paçoças do que escrevi, comenta no blog que eu respondo!!! =D )

=> Prox Post: Quinta, 8h

5 comentários:

karine disse...

Gente! Quem é você? Qual faculdade vc está? Está iniciando, certo? Faço teatro na udesc e é divertido passar aqui!

Clara Maria disse...

Oi, menino!!!
Comecei a acompanhar teu blog há uns dias. Acho-o bastante interessante e de facto uma estratégia para não nos esquecermos do que aprendemos. Aparentemente lembramo-nos de tudo mas passado uns tempos tudo se esvai.
Obrigada por partilhares.
Uma pergunta apenas...é o primeiro ano do curso?
Um abraço
Maria

Clara Maria disse...

Karine!!
Se ler os primeiros posts há a razão porque não refere a faculdade onde anda, nem identifica pessoas...Acho muito bem, porque lhe poderá trazer dissabores.
Fiz apenas alguns cursos de Teatro e um de monitora de expressão dramática, na Gulbenkian(em portugal), mas fiz a asneira que este senhor não está a fazer. Achei que nunca mais me iria esquecer dos momentos que vivi por lá...O facto é que me esqueci e hoje lamento não ter feito o diário das aulas...Enfim...Vivendo e aprendendo.
Um bom dia para todos.
maria

Marjory Leonardo disse...

Adoro o blog, me ajuda muito quando eu não tenho aulas de teatro (eu faço teatro também).
Muito massa, parabéns !

Beijos mil, Marjory.

Marjory Leonardo disse...

Oi, eu quero saber o que é a POSIÇÃO BASE-DE-ATOR e BOCA QUE USA!

Obrigada ;]