Barra das Guias

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ensaio – Notas Mentais

Outra vez venho só comentar por cima como foi o ensaio. Com sabem, não dá para dizer especificamente: ah, o ensaio é feito assim assado! Não existe fórmula, regras ou receitas para um ensaio perfeito. Cada ensaio varia de acordo com o ator, diretor, curso, faculdade, escola, blablablablabla e et ceteras.

Neste ensaio, outra vez ficamos a experimentar – pelo menos eu – novas movimentações, marcações, gestos, expressoes, testando a tonalidade da voz, a potencia, emoção da persoangem, intenção, ação física, e blablabla. E outra vez, mais pessoas levaram figurino, maquiagem, objetos para fazer tal cena.

E outra vez, tivemos apresentações das cenas (só que dessa vez sem os holofotes – ainda bem! UFAA ¬¬’ ). E após cada apresentação, o prof auxiliava o ator a investigar e melhorar sua cena, intenção, interpretação, e a controlar sua hesitação e ansiedade. Ele pedia a tal aluno-ator a voltar e refazer a entrada, a cena, orientava para refazer com ele auxiliando ao mesmo tempo.

O prof mencionou que este curso, não faz do ator uma mera marionete do diretor, mas que exige do aluno-ator a criar sua cena, a experimentar e achar a partir de sua própria concepção a persoangem, a cena em si. O aluno-ator que vai compor (se for a cena feita em dupla, os dois atores que irão compor) a estética da cena completamente, pensando em iluminação, figurino, cenário, fundo musical ou efeitos especiais sonoros.

Bom, se eu continuar a escrever vou acabar enrolando pq não lembro de mais NADA MESMO!!! Então, bons ensaios e até a próxima aula

=> Prox Post: sexta,8h

Nenhum comentário: