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segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ensaio – com dikas ;D

Então que a aula começa. Novo Ensaio. Cada um fazendo seu ensaio duplal, individual, fazendo o que acha necessário fazer: repetindo, explorando, marcando, decorando, etc etc etc…

depois de um tempo de ensaios, na outra metade da aula teve: novas apresentações. E, novamente, como estava acontecendo, após cada apresentação da cena, o prof fazia um comentário para melhorar a cena em questão, interpretação e dava-nos dikas sobre um melhor delineamento da cena.

O prof disse pra tomar cuidado em ficar neutro em cena: qndo em duplas, a reação da personagem soh vier ao ser sua vez de fala ou tals… Meio que tomar cuidado pois, ao estar em cena, no palco, nunca se desligar e voltar a ser o ator-pessoa mas continuar sempre como o ator-personagem-concentrado.

Também mencionou acerca do aspecto linear da cena (exemplificando: a cena ficou equilibrada, mas se for aguentar a peça inteira nesse equilíbrio linear não tem publico que se interesse, pois não há altos e baixos.) Então o prof orientou para o aluno-ator pesquisar mais no texto, na cena, e acrescentar uns picos de tensão na cena linear. Explorando as intenções da personagem para compor esta modificação na cena. Perguntar: o que o personagem quer dizer com esta marcação, este gesto, esta tonalidade, este trecho da cena? Quais os motivos intrinsecos da personagem que motiva a agir da forma que você-aluno-ator a interpretou? O que você-aluno-ator quis dizer com a sua interpretação da cena? Qual a sua interpretação da cena? (e dentro destas perguntas, o ator deve ter uma resposta sincera e objetiva – que vai o orientar para a pratica cenica).

Outros aspectos comentados foi sobre uma cena em dupla a qual, durante um monologo de tal personagem, o outro fica em segundo plano, mas o que fazer quando se está em segundo plano? A orientação foi estar centrado como personagem e, com as intenções de tal personagem (seus pensamentos, talvez) explorar pequenos gestos e movimentos – que não tirem a atenção da outra personagem – e que condizam com o aspecto da cena. Não exagerar, nem estar ausente ou neutro em cena. Mas um equilíbrio linear (neste caso serve) que condiza com a cena em questão.

[nota mental: Não esquecer que estas dikas citadas, todas estão filtradas pela minha percepção de teatro e memória da experiencia vivida. Então pode ser que há algo correto e algo errado. Não acreditar cegamente no que está escrito. Nem eu mesmo acredito, as vezes  G.G kkkkk ]

=> Prox Post: Quarta, não sei o horário… se der, continua as 8h. Senão farei mais a tarde no mesmo dia!  ;D

OBS: lembrei: teve umas 2 técnicas interessantes e que vale a observação. A primeira é sobre a articulação das palavras, pois, as vezes no ensaio, não há uma aula propriamente de tecnica vocal antes, então a voz do aluno-ator está desarticulada, desaquecida. A dika é colocar uma caneta ou lapis entre os dentes e ir recitando o texto decorado articulando bem as palavras (é um sarro ver isso no espelho ou outros fazendo!!! kkk). A outra tecnica é para aquecer e concentrar o ator em cena, fazendo-o recitar o texto decorado (ou até mesmo encenar usando soh da expressão facial) enquanto faz abdominal ou flexão, ou algum outro tipo de alongamento. (hihihi… é tenso!!!)

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