Barra das Guias

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ensaio – Notas Mentais

Novamente não vejo outro título senão este para esta aula. É AULA DE ENSAIO! Não há outra explicação. Apenas ficamos a aperfeiçoar o que tinhamos feito na aula anterior (decorar texto, marcação, interpretação, bla-bla-bla).

Muitas dikas foram dadas pelo prof na aula. Mas, a maior parte dela já esqueci (drugs!)

Bom, comentarei por cima o que ocorreu na aula (isto é exemplo próprio, e com meus filtros de percepção, não necessariamente é assim que se faz, cada um tem seu jeito): A aula começou com uns amigos que trouxeram [enfim!] figurinos para ajudar-lhes no ensaio da cena deles. Ah, e maquiagem também foi trazida para a aula. Eu só utilizei de um cachecol preto e um lápis de olho preto tbm. =P (Aqui a gnt percebe que uma dika do prof foi utilizada [a dika era: utilizem objetos, figurinos, usem e abusem nos ensaios para treinar, experimentar, tentar atingir a interpretação da personagem. Pq as vezes um objeto lhe proporciona uma melhor concentração para quando tiver que apresentar.] ou seja, a dika se resume em usar da criatividade total para nos ensaios.)

Bem, passada a vergonha inicial de ficar ensaiando com o figurino, o interessante é que ninguém está nem aí pra você quando estão ensaiando. Então flui.

O prof ficava vagueando entre os ensaios, auxiliando, tirando duvidas, orientando, vasculhando, seiláoque pq eu estava concentrado ensaiando.

Só num certo momento que veio o BUM de realidade: O prof tinha trazido consigo dois pequenos canhões de luzes (pequenos holofotes ou sei lá que nome tem a bagaça que dá luz) e estava-os posicionando para um determinado local que seria o palco para as apresentações das cenas. Colocou uma cadeira e dois banquinhos, ajustou a luz, enquanto os amigues estavam já sentando para tornarem-se publico.

Então veio as apresentações das cenas ensaiadas. O Bom foi que o prof não impôs nenhuma pressão sobre as falas decoradas identicas ao texto, nem nenhuma outra forma de pressão. Apenas orientou-nos a levar em cena os intentos e desejos subjetivos da personagem, através de um pequeno gesto, movimento, olhar.

Após cada apresentação ele orientou o aluno-ator sobre tal cena e que fazer para melhorar a interpretação, a cena, apenas algo superficial pois a aula estava no fim e não conseguiria delongar.

Mas a prox aula será bapho! Com cerveja!!! ops, Certeza!!!

(Lembrar que este post é mais uma experiencia pessoal, e que uma aula de ensaio não tem necessariamente uma regra a seguir [se é que alguma aula tem regra a seguir =P ] Mas fica o lembrete!)

XoXo

=>Prox Post: Sabado, 8h

Nenhum comentário: