Barra das Guias

terça-feira, 1 de junho de 2010

Expressão Corporal

10min iniciais para o alongamento individual. Depois disso, ja começa a caminhar pelo ambiente de ensaio (até que a última pesoa termine de se alongar e junte-se à caminhada). Então começa o aquecimento: andar mais rapido, mais rapido, rapido, rapido, STOP e start a movimentar as articulações (na mesma intensidade de energia que estavam caminhando) (movimentar as articulações, lembrando-se que o corpo é tridimensional, ou seja, movimentar para todos os lados, cima-embaixo, e não se esquecendo dos planos baixo, médio e alto. movimentos grandes e pequenos, exagerados e limitados. Todas as articulações – lembrar: cabeça, ombros, tronco, braços, mãos, dedos, coluna, quadril, pernas, joelho, pés, dedos.) Então volta a caminhar, rapido, rapido, rapido, correndo, correndo e STOP e fica como estátua. Volta a correr, correndo, correndo, e STOP e movimentando as articulações novamente. Volta a correr, correndo, correndo e STOP e fica estátua. Continua mantendo a concentração, contraindo os músculos, rigidos para que nenhum toque qualquer te desiquilibre. Respire, equilibra-se.

Ainda em estátua rígida, foque um ponto na sua frente e (prof começando a falar) “um ódio começa a crescer dentro de você. vai crescendo, ficando enorme. Esse ódio que parece que explodirá a qualquer momento. Mas controle esse grande ódio, não se mova. Enquanto isso você ainda sente que esse ódio vai crescendo cada vez mais e parece ficar insuportavel segurar por mais tempo, mas segure. Controle-se. Ao bater das palmas, você (aluno-ator) explodirá esse ódio, podendo você fazer oque quiser, como quiser, totalmente livre a explõsão. Ao bater de palmas. concentre-se em manter esse ódio crescente em controle.” (pausa) PALMAS. E todos então explodem seus ódios.

Voltamos a caminhar, dessa vez mais devagar, mais devagar, degavar, quase parando. Só que com a mesma energia e intensidade que estaria caso fosse um caminhar rapido. Observar a troca de peso, o equilíbrio, manter-se focado e lento. Continue andando assim, até que quando encontrar uma pessoa no seu caminho, você será puxado a caminhar em dupla com esta pessoa, caminhando ao mesmo ritmo e ao mesmo passo. Feito isso, ao estarem todos em duplas, então as duplas se juntam e viram um grupo de 4 pessoas. Depoisvai juntando os subgrupos até formarem um grande coro que caminha devagar, a passos lentos, que se locomove igualmente. Num determinado tempo, então todos saem da formação de coro e o caminhar vai acelerando até ficar em passos normais. E então, aovoltar, pára, faz um respira-e-relaxa-coluna e então acaba o exercício.

Sentam-se todos em circulo, e dialogam sobre o exercício anterior. Como foi, pra que serviu, dificuldades, facilidades, etc. E fim.

=> Prox Post: Quarta, 8h

Nenhum comentário: