Barra das Guias

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ultimo Ensaio

éé… ta chegando o momento da apresentação final.

O ensaio foi como todos os demais. Sem regras, sem firulas, cada qual fazendo sua cena, passando, repassando, testando, experimentando…

Dai depois de um tempo, vieram as apresentações em sala, em turma, para que o prof visse e comentasse e orientasse tal cena, tal atuação, concentração, etc.

O legal, como sempre, são as dikas do prof para tais cenas e para nós todos em geral.

As que lembro: ao se fazer a cena, prestar atenção em mostrar o que o personagem está fazendo para que todos que assistem vejam. Não é dizer que nao pode ficar de costas, pode sim qndo é a proposta ou é necessário, mas na maior parte das vezes, deve-se ter noção do que está fazendo no palco e se está visivel para todos que pagaram para ver. Não adianta a gnt brincar de fingir em palco, mas se está apresentando, está o fazendo para que outros vejam (está se comunicando) e para tal, precisa ser visto, compreendido, escutado, etc etc…

Também deve evitar ficar esgueirando o olhar (qndo em cena) para alguem ou publico, para obter consentimento de que está certo ou errado o jeito que está fazendo em cena. A interpretação que você tem não tem como julgar certo ou errado. Mas a concentração em cima do palco tem como perceber se está ou não firmemente concentrado. Se está fingindo ou não. Então, o que se avalia em uma cena também é a concentração em que se atua. Não saindo e entrando na personagem: qndo em cena, nunca é o ator que está lá, mas a personagem!!!

Alem da concentração (que é importantérrima), movimentação, expressão corporal, interpretação (sua) da cena… Há outros aspectos a se considerar: O jogo com a Voz!!! A potencia da voz, o som das palavras, se estão bem desenhadas. A articulação enquanto se fala em cena, se consegue ouvir todas palavras claramente, sem perder nenhuma vogal com a respiração. Ah, note também a respiração do ator.

Se a cena for feita com dois atores ou mais, notar o que o ator que não está em evidencia no momento está fazendo. Se está como personagem, ou se neutraliza e fica à parte, esperando sua vez no jogo interpretativo?

Se acaso um ator fizer dois personagens diferentes, em duas cenas distintas, tomar cuidado na troca de personagens, para um nao ficar parecido com o outro. Cada qual é um personagem diferente, e tem q se portar de tal modo se sejam distinguiveis. Veja o exemplo da peça: o mistério de Irma Vap. (google it), ou: A tempestade (grupo Chapitó de Portugal) (google it denovo).

Bem, acho que é isto que me lembro da aula de hoje.

obs: venho conversando com outros amigos que fazem tal curso, mas em outro turno. E eles irão apresentar as cenas sem firulas de objetos, figurino ou sons. Apenas uma cena limpa, branca, clean. OU SEJA, embora o nosso prof tenha falado de pensar em sons, iluminação, objetos, figurinos… hoje ele se retratou falando: o que eu quero é perceber a interpretação que vocês deram para a cena de vocês. Se na interpretação de vocês necessitar de sons, luzes, figurinos ou qlr outra coisa, ok. Mas se não precisar, ok também.

Bom, agora acho que as dikas acabaram todas. As principais, claro. E por mim filtradas. Então é isso, beijos e até o post final (antes das férias, que comentarei da apresentação e últimas aulas e situações interessantes de serem contadas)

=> Prox Post: Ainda esta semana!!!

Nenhum comentário: