Barra das Guias

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aula de Voz

Voltamos à nossa aula preferida (minha pelo menos) e começamos ficando na posição-base com os olhos fechados. Mantem-se o equilíbrio bem distribuído em ambos pés, e de olhos fechados, começa a mover-se (sem sair do lugar) em círculos, só percebendo a distribuição de peso mudando de um pé para o outro, para frente, para trás, para um lado e pro outro. Brinca-se com o equilíbrio (estando de olhos fechados e na posição-bse – sem mexer-se desta posição, ficar imóvel, soh o peso nos pés que faz-nos balançar).

Depois, vai parando o movimento circular devagar, volta a se equilibrar em ambos pés, e ainda de olhos fechados, procura outro pessoa e em duplas farão-se massagens nas costas, ombros, colunas, etc.. para relaxar. Primeiro um, depois inverte e o outro faz a massagem. (a massagem já de olho aberto).

Para aquecer, rapidamente com este frio, começa-se a se auto-beliscar por todo o corpo (braços, tronco, pernas, bunda, rosto, couro cabeludo, etc…). Se auto-belisque de forma que possa sentir dorezinhas pelo corpo, pois isso ativará também a circulação sanguínea. Também, depois de beliscar-se, dê-se uns tapas e bofetões pelo corpo. E por fim, dê pequenos socos. (incluísse o rosto). => exercício para se aquecer rapidamente! (cuidado, pode-se formar hematomas.. rs rs =P

Depois disso, distribuir-se pela sala/ambiente de ensaio, e faz-se o inspira-e-relaxa-coluna (faz a inspiração levantando o braço e expirando e descendo a coluna até à frente das pernas. Inspira e na expiração sobe a coluna, desenrolando-a, e fazendo com que a cabeça seja a última a chegar a ficar ereta.) faz-se 2x. Depois inspira, sobe os braços, e expira sonorizando a letra Z pela força do diafragma. (e repete esta última frase, trocando a letra por F, J, S, V, R).

Depois faz a inpira-e-relaxa-ombros (ver aula de voz anterior) e retorna no caminhar sobre o ambiente, coluna ereta e todas as dikas, e fazendo caretas exageradas. Enquanto faz caretas, vai massageando em formas circulares o rosto. Depois, com a expressão facial, faz-se um redondo com as caretas, movendo-as para cima, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima e então faz do lado ao contrário. Então depois, passa com a língua pela gengiva, fazendo movimentos circulares também, 10x para cada lado. Depois, com a língua faz-se redondos na bochecha, 10x em cada bochecha também.

Então pára, faz o inspira-e-relaxa-coluna e sacode as mãos, braços, pernas e pés para reativar a circulação e aquecer as articulações.

Todos em círculo, então fazemos os trava-línguas que aprendemos: da “Yara amarra arara rara, rara arara de araraquara” e o do “um mameluco melancólico meditava, e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica, mastigava mostarda na maloca miasmática”.

O exercício de hoje era, divido em 2 subgrupos, ambos grupos deveriam recitar um trava-língua, porém fazê-lo de forma diferenciada, com tonalidade e jeitos de falar que fogem do comum. Sendo que por um momento dentro do trava-língua, todos do subgrupo deveriam falar ao mesmo tempo, da mesma forma. Sem cena, sem drama, sem interpratação. Somente um recital com vozes. Uma coreografia com vozes.

Dado um tempo para ensaio, então ambos grupos se apresentam, e por fim, acaba a aula. =(

=> Prox Post: Quinta, 8h

Nenhum comentário: