Barra das Guias

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Expressão Corporal

Começando com os 10min de alongamentos que nós próprios (alunos-atores) devemos fazer por nós mesmos (da cabeça ao pé, passando por todos principais membros, ou vice-versa).

Então caminhamos mais rapido, mais rapido, mais e mais e veio uma brincadeira para nos aquecer. Regra do Jogo: pegar na panturrilha (batata da perna) de outras pessoas e não deixar pegarem na tua. Quem mais pegar e menos ser pego ganha. (E lá foi nós, meras crianças crescidas, correr uns atrás dos outros, sem nem lembrar que era um aquecimento do ensaio =P Mas foi mto legal e cansou). Depois da prof decidir terminar, voltamos a andar bem mais rapido pela sala, mais rapido, começar a correr e então, correndo, recomeçar a mesma brincadeira anterior. (aquecer mais ainda).

Ao terminar, voltamos a caminhar rapidos e STOP. Estátua firme e contraído os músculos para dar rigidez.Com uma PALMA e muda para outra posição de estátua rapidamente. PALMA. entoa volta a caminhar. Mais rapido, mais rapido, mais e PALMA (tempo) PALMA (tempo) PALMA, PALMA, PALMA (tempo, tempao) PALMA. Volta a caminhar rapidão e PALMA (tempo) PALMA e mais palmas intercaladas com tempo para se concentrar na posição. até que então a prof pede para que a cada palma e a cada posição de estátua, começemos a nos relacionar com outras estátuas, criando um jogo em stop-motion de interpretação. Com duas pessoas, ou três, quatro, quem chegasse e entrasse no relacionamento era para ir se envolvendo. E as palmas continuavam a ritmar os movimentos. até que após uma última palma, era para que continuássemos o relacionamento com os demais, num contínuo (como se as palmas fossem ultrarrapidas). Continuar no envolvimento por contato. Uma improvisação por contato, com um ou mais pessoas nesse exercício.

Então que, depois de finalizado, e subdivididos em 3 grupos, eramos para caminhar pela sala como um grupo-coro (sendo que agora haviam 3 grupos-coro). depois de caminhar um tempo interessante, a prof parou e nos deu (para cada grupo-coro) uma fala do CORO do texto em que estamos estudando (MEDEIA de Eurípides). Era para que cada grupo-coro decorasse a fala (ela tinha escolhido pequenas falas) mas que criasse uma movimentação como coro, como grupo, para que completasse o sentido da fala destinada a cada grupo. (a movimentação seria meio que coreografada mesmo, para dar idéia de coro-grupo uniforme).

Então tivemos um tempo para podermos ler a fala, decorar juntos, e ensaiar a movimentação em grupo com as falas decoradas. (aqui, teríamos toda criatividade para criar a tal ‘cena’ )

Apresentamos então, cada grupo a sua cena (vinda de uma fala do CORO do texto) (sendo que eram falas diferentes por grupo)

depois de apresentar,  sentamos e discutimos o sentido do exercício, e nossas percepçoes acerda do feito.

=> Prox Post: Sexta, 8h

Nenhum comentário: