Barra das Guias

sábado, 8 de maio de 2010

Expressão Corporal

Começando como sempre, alongando as partes inferiores, superiores, tronco, quadril, cabeça, psecoço, todas as articulações, musculos, tendões, partes do corpo. Enfim, um alongamento bem bem dado. O aquecimento fica por conta da caminhada (seguir as “dikas de como caminhar” em posts anteriores) que fica mais rapida, mais rapida, mais e mais até correr e então concentrarmos no exercício de jogar os bambus para fazermos até 100 trocas com cada bambu (é, hoje teve 2 bambus) =P
[parágrafo que explica e descreve o ‘exercício de aquecimento de jogar os bambus’, se já sabe, vá para o outro paragrafo, lá vai: este exercício é feito com um grupo de alunos-atores para que se concentrem e se introsem como um grupo. O bambu (ou pode ser uma bolinha de borracha) é jogado de uma pessoa para a outra, enquanto todos correm pelo espaço, preenchendo o ambiente de ensaio. O bambu não deve cair no chão, senão começa a contagem desde o início. As trocas devem ocorrer durante a corrida, sendo falado, a cada troca, o número da sequencia, ex: pessoa 1, com posse do bambu, correndo, deve fisgar com o olhar algum companheiro de grupo, e ao haver trocas de olhares (a outra pessoa souber que o bambu será jogado), o bambu eh jogado, e a pessoa que jogou fala o numero SETE, por exemplo. Assim, a outra pessoa que pegou, já repassa o bambu, após haver definido olhar-com-olhar com a terceira pessoa, e joga o bambu dizendo OITO. Agora, se por acaso o bambu cair nessa troca de pessoa, ou deixar derruba-lo, então começa as trocas desde o numero um denovo. E o responsavel/prof/tutor deve enfatizar que devem ficar fazndo isso até chegarem no número de trocas definido. Tipo, na minha aula o numero definido é 100 trocas. E, pra dificultar, na troca nº50, outro bambu é incluído no jogo e fica-se com 2 contagens, dois focos, maior atenção e maior entrosamento do grupo para fazer 100 trocas com ambos bambus =D ]
Bem, depois de ficarmos uns 20min correndo e jogando os bambus (é q estavamos desconcentrados e derrubamos umas 5x =P] dai estávamos já esgotados, porém hiper aquecidos! Então voltamos a caminhar, normalmente, para relaxar, concentrar, respirar, descansar. Então STOP e a prof já passou um exercício exótico:
Com todos caminhando pelo ambiente, mas deixando um espaço vazio no centro, e este espaço vazio será preenchido por uma pessoa (a escolher) que, com um objeto qualquer (usamos o bambu do exercicio anterior como objeto), fará alguma ação com o objeto. Sem falas. Apenas fará o que se quiser dentro do círculo criado pelo espaço deixado pelas pessoas-alunos-atores que caminham ao redor. Quando a pessoa de dentro terminar sua ação dentro do círculo, passará o objeto para alguém que estiver caminhando. Assim, a pessoa que pegou o objeto vai para para o centro da roda, e quem entregou o objeto vai para a borda e volta a caminhar com os demais que caminham. ( bom, a função desse exercício, q não foi explicado pela prof hoje, bem, decerto é para ver a improvisação ou algo parecido. EU NAO SEI =’(   … Houve uma variação neste jogo, que, quando um estiver dentro do círculo (e os demais caminhando) alguém que está caminhando, fará os sons da ação que se desenvolve pela pessoa de dentro do círculo. Assim, os sons virão de outra pessoa, a qual deverá se concentrar naquela q está praticando a ação, para que o som fique compreensível.
Bem, depois que todos foram para dentro do círculo, e participaram do exercício até mais de uma vez, então foi o fim da aula de expressão corporal. Um alongamentozinho para terminar. Um respiração profunda. E tomar águaaa!!!
=>Prox Post: Segunda, 8h

Nenhum comentário: