Barra das Guias

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criatividade

A aula começou com a prof voltando a falar sobre o GRAMELÔ/BLABLAÇÃO. Como nesta aula somente tínhamos feito uma vez, ela achou melhor voltarmos a intensificar o uso desta técnica.

Separou o grupo em dois subgrupos. E para cada subgrupo deu um tema para apresentar a cena em gramelô. Os temas eram: um grupo deveria apresentar uma tribo indígena, fazendo um ritual de casamento, com músicas. E o outro tema, para o outro grupo era fazer um ritual de casamento caipira.

Foram quase 20min de ensaio para pensarmos no que fazer, (pensando nas perguntas básicas: onde? quem? oquê?) e também, lembrando-se de usar os princípios de expressão corporal, não ficando somente no clichê.  Usando planos baixos, médios e alto. Potencia da voz. Para quem não soubesse gramelar/usar blablção tinha a técnica da última aula de voz, das sílabas. Tudo isso para criarmos livremente, apesar de dentro de uma certa lógica e limite.

Depois de ensaiarmos, apresentamos. E depois de cada apresentação, a prof comentava o que foi interessante, comentava o que viu de crescimento pessoal de cada ator, da concentração, do conter do riso (que já deve ficar claro quando é pra rir, quando não é para rir), etc.

Depois, outro exercício se fez: com dois voluntários no centro do espaço de ensaio, então a prof pediu para que fizéssemos um discurso, contudo uma pessoa iria dublar a outra (ficando logo atrás dela). A pessoa que estaria sendo dublada, deveria agir como se realmente estivesse falando e fazendo o discurso (e não encenar o que o dublador fala). Este exercício traduz em percepção e sensibilidade para ambos que fazem, pois ambos trabalham juntos, apesar de cada qual com seu instrumento (um a voz, e o outro o corpo e expressões). Sem contar que deve ter muita concentração para tal.

E então, fim da aula. (é a aula mais gostosa, e que de tão boa, passa voando)

XoXo

=> Prox Post: Sábado, 8h

Nenhum comentário: