Barra das Guias

sábado, 15 de maio de 2010

Expressão Corporal

OBS: Ler último post de Notas Mentais.
A aula começou diferente das anteriores. Até porque tinha o tal ‘dever de casa’ para ter feito: a sequencia de alongamentos com 12 à 15 exercícios que alongassem desde a cabeça aos pés (ou vice-versa), pois, de agora em diante, toda aula começará com os próprios alunos-atores se alongando sozinhos (pratica q todo ator deve adquirir). Será, em todo início de aula, dado 10min para este alongamento. E depois disso, inicia-se o caminhar de praxe pelo ambiente de ensaio, relaxando, entrando em concentração, respirando, e focando.
Quando então todos já estavam caminhando pela sala, a prof começou um exercício já focado para a tragédia grega (para melhor entendimento: ler o último post de nota mental) em que consistia em uma palma agrupar todo o grupo de alunos-atores no centro da sala, de pé. E assim foi: PALMA e todos corriam para se agrupar. outra palma e desagrupava e voltada a caminhar pelo espaço. E assim ficou, um tempinho, variou um pouco (o grupo passou a se agrupar não só no meio da sala, mas em qualquer canto). Depois outra variação foi, ao se agrupar ficar de frente para a prof. E assim fizemos em uns quase 10min (ou menos). Então, todos agrupados ainda, passamos a andar e caminhar todos juntos pela sala. Andávamos juntos e sem olhar para o chão. até que veio o prox exercício:
Que era o de siga o mestre, a partir de um agrupamento (do exercício anterior) que não se desfez. Alguém se desgrudava do grupo e passava a liderar o ‘coro’.  E o ‘mestre’ deveria fazer movimentos e explorar os ambientes da sala, com o ‘coro’ atrás, seguindo-o todos juntos e fazendo mesma coisa que ele. A cada palma que haveria, a pessoa que fazia o ‘mestre’ voltava para o ‘coro’ e uma outra pessoa despontava para ser a liderança. E assim sucessivamente, a cada palma batida.
Depois desse exercício, um ‘time’ para relaxar. Fomos divididos em grupos de média com 5 pessoas e foi-nos passado para criar (em grupo) uma sequencia de movimentos para serem feitos sincronizados por todos do grupo (como uma coreografia). Não precisa ser montado uma cena, nem nada. Apenas movimentos sincronizados e fim. Apresentar e pronto acabou. Uns 10min ou menos pra ensaiar o grupo e então os grupos apresentaram e fim, acabou.
Bem, e ao término deste exercício, foi-nos explicado o motivo dele (que foi explicado no post anterior, do ‘notas mentais’) que é por causa do texto que foi definido que vamos estudar para apresentar. Será a tragédia ‘Medéia’ contada por Eurípedes (tragediólogo grego).
Então fim da aula =P (aula rapida, nao?)
=> Prox Post: Segunda, 8h

Nenhum comentário: