Barra das Guias

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aula de Criatividade

Que nome de aula, né? Aula de criatividade.. té parece que nessa aula lhe ensina a ter criatividade =P Mas, ao que me parece, pelo menos faz com que exercite a criatividade e imaginação e coragem para por a tua idéia em prática sem medo de ser feliz.
O exercício que começou foi o seguinte: todos em uma fila indiana, e no meio da sala, há um objeto comum (nosso caso, era uma garrafa d’água). O primeiro da fila, deveria entrar em cena (saindo de um lado do palco, entrando em cena, e saindo pelo outro lado do palco) e no meio do palco, interagir de algum jeito com o objeto, mas indicando que o objeto usado não é para a mesma finalidade nem o mesmo objeto que lá existe de fato. (compreendeu?) Ex.: No meu caso, era uma garrafinha d’água. A pessoa entrava, e usava a garrafinha como outro objeto, indicando com a sua movimentação gestual que aquilo era outra coisa e não uma garrafinha. Ah, e SEM FALAS neste exercício. A nossa garrafinha foi desde um pente, luneta, varinha mágica, até um bebê, flor e bola de futebol. TUDO, menos uma garrafa d’água.
Bem, depois da fila inteira fazer este exercício com a garrafinha (1º objeto), depois repetimos, usando agora outro objeto (era um bambu). Ex.: O bambu foi uma moto, violencelo, microfone, guarda-chuva, corda bamba (do tipo que a ginásta anda por cima), etc. Depois, novamente repetiu o exercício com outro objeto (dessa vez era um banquinho, que foi uma tocha, chapéu, relógio, cachorro, moto, carro, etc)
Bem, depois disso tudo, a prof explicou que este exercício proporciona em espetáculos um encantamento muito interesante (se bem feito). Eu mesmo (experiencia própria) assisti uma peça em que um cavalete, uma peruca e um lençol foram materializados em um cavalo, e o personagem que atuava com os objetos era um bandido de faroeste. Foi muito legal a parte que ele fugia da cela da cadeia cavalgando. =D
Então, depois destes simples exercícios, fomos fazer uma cena (dividos em subgrupos com 3 pessoas cada), só que, a cena não deveria haver diálogo (nem blablação), mas se quisesse poderia haver som sim – sons ambientes, fundos musicais, ruídos, etc – e que na cena [começo, meio e fim], haveria de ser utilizado ao mínimo um objeto-não-objeto, ou seja, o objeto utilizado em cena, não deveria ser ele mesmo, mas fazer a função de outro objeto (a exemplo dos exercícios feitos). E ao máximo poderia ter três objetos. Embora, os três objetos poderiam ser vários outros objetos possíveis, sendo utilizados de forma diferente durante a cena.
Enfim, teve o tempo de ensaio – 20 à 30min para criar, desenvolver e ensaiar – e então apresentar a cena para o público: seus colegas e depois, ao término de todas apresentações, sentar em circulo e pontuar cada cena: o que foi legal, nao foi, o que foi facil, dificil, interessante, ou não, etc… fazer e receber críticas.
Depois acabou a aula xD
=> Prox Post: Sabado, 8h

Nenhum comentário: