Barra das Guias

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Treinamento Solo

Dúvida: como começar uma prática de teatro sozinho???

Esta foi a minha pergunta quando eu me propus a continuar com meu aprendizado prático em teatro. Vim a escolher esta possibilidade de treino, depois de concluir que não haveria ninguém (nenhum conhecido nesta pequena cidade que moro) que pudesse ser um parceiro de treinamento dentro dos conhecimentos cênicos que adquiri.

Para começar esta minha prática, li o artigo de Patrícia Leonardelli intitulado “O ator sem espetáculo” (Revista Sala Preta nº2 2002 – ECA Usp) que me ofereceu uma boa dose de motivação e formação para os termos de treinamento. Este texto fez-me perceber a abrangência da idéia moderna do ator-criador – ao invés somente do ator-intérprete.

Assim então, (re)comecei do zero o meu treinamento, seguindo uma seqüência que tinha aprendido no ano passado (e descrito nas aulas do blog – sim, nas postagens anteriores). Este blog me foi bem útil para relembrar de alguns exercícios e das aulas que eu tinha. Assim foi que eu me preparei para as minhas primeiras experimentações sozinho.

Mas não é nem um pouco fácil manter a motivação para treinar sozinho:

1) primeiramente precisa encontrar um lugar adequado (no qual não haverá pessoas com que você se importará com os julgamentos alheios);

2) também encontrar um tempo disponível na própria agenda - e que faça virar um hábito como um compromisso com o teatro;

3) e principalmente ter muita, mas muita força de vontade de não ficar enrolando sem fazer nada, só pensando na morte da bezerra.

4) Para isso, disseram-me para me preparar para cada ensaio (como um professor prepara suas aulas). Foi neste ponto que o blog me ajudou: a selecionar os exercícios que faria em cada “treino”.

O meu treinamento (não necessariamente é o certo ou correto a fazer – quem vai saber o que é certo ou não é você mesmo durante o seu treino) é composto de alongamento, fortalecimento, exercícios de aquecimento e exercícios de improvisação.

Atualmente foi-me apresentada uma técnica de treino com o uso da Máscara Neutra, mas num outro post eu comento mais sobre isso.

Obrigado.

4 comentários:

Anônimo disse...

nossa me ajudo muito :) obrigada...

Unknown disse...

Tenho muita vontade de estudar teatro, mas não tem nenhuma instituição que se aulas para adultos em minha cidade. Quero começar mas não como

Robertão disse...

Olá!
Estou fazendo teatro para desinibição, não é meu intuito ser ator.
Gostaria de fazer exercícios em casa para melhorar minha expressão sozinho e me sentir mais solto / seguro durante as aulas.
Vc teria algumas sugestões de exercícios ou uma referência onde eu possa buscar essas sugestões?
Obrigado!!!

Unknown disse...

Me ajudou muito.
Eu quero muito atuar, mais é muito difícil demostrar os sentimentos para um personagem.