Barra das Guias

terça-feira, 2 de março de 2010

Primeira Aula

Foi bacana. Fomos apresentados a todos da escola. Deram aas boas vindas. E já advertiram, não usar calça jeans (eu estava, embora tinha levado troca de roupa), sempre descalço, roupa para sujar e cor neutra (nada de estampas estravagantes), sem brincos, pulseiras, biju, ou qualquer coisa do tipo que possa atrapalhar. Ah, e principal: celular DESLIGADO. Nem no vibra, pq se vibra, incomoda a concentração. (amenisou falando que caso precisa ser urgente, pedir pra ligar pra escola e eles então chamam você para atender a chamada.) TAmbém levar garrafinha d'água para não ficar saindo da aula. E.. ah, acho que só de recados.

Começou sentados em roda (dar as mãos, formar roda, senta no chão) Então cada novo aluno se apresentou, normalmente, sem dinamica sem nada. E já começou a aula de Voz. [marcadores] .

Antes, posição base do ator = pés descalços no chão, com peso bem distribuidos, numa abertura da largura do quadril, nem mto aberto nem mto fechado. Os joelhos dobrados levemente, para não ficar estendidos. O quadril meio que jogados para a frente, tipo num "encaixe do quadril" deixando a postura das costas eretas. Cabeça reta para a frente, rosto olhando para o horizonte (não é pro chão, nem pra cima) com o queixo paralelo ao chão. Ombros relaxados e braços ao lado do corpo, "como se estivessem com uma toalha enrolada neles" =P // Esta é a posição base do ator, que tem que ficar enquanto relaxado.

Agora, de pé (posição base) e exercicios (que eu lembro, e nem sei se é a mesma ordem que eu fiz):
- Respiração seccionada: inspiração em tres tempos, segura o ar nos pulmãos em cinco tempos, expiração em oito tempos, segura o pulmão sem ar por cinco tempos. E recomeça o ciclo. Ah, e quando inspirar, levantar os braços até em cima. E quando então expirar, descer os braços para posição base.
-Respira fundo... ergue os braços na respiração, lá em cima eeeee... solta com tudo, desce os braços.
- Aquecer os musculos da face, eu chamo de "mastigação selvagem", é fazer caretas mas lembrando-se de de estender todos os musculos da face, desde testa, nariz, bochecha, boca, queixo, orelhas, língua, etc etc etc... beeeeeem articulado (ou seja, exageradoooo)
- articular a musculatura facial com os sons de A, I e U. pq? porque A abre a boca verticalmente, I abre-a horizontalmente e U faz biquinho.
- Então parte para repetir palavras, articulando a face em cada sílaba: as palavras que lembro foram: BULE, BOLOTA, BELÉM, BALÃO, e outras. =P
- FAzer aquecimento dos lábios, dakele jeito de barulho de caminhão andando e baba voando... xD
- Aquecimento dos sons de S (shhhh), X (xiiiiiii), Z (zzzzzzzz), F, V, R (aquele tipo de som de R com a lingua), V, Y..... kkkkkkkkkkkkkk (tá zuei.) // E todos estes sons, usando o diafragma (musculo da barriga, falando beeeeeeem estupidamente) para que eles saiam.
- Concentrar no aquecimento da língua com o som de R usando o diafragma. E com ele, brincar com o som, cantarolando uma musica, graves, finos, etc e tal.
- Dai veio um exerc. que não lembro o nome "técnico", mas que é algo que envolve boca. =P // Faz-se com a lingua relaxada dentro da boca, repousando na raiz dos dentes. Imagine um ovo dentro da boca e fecha a boca. Inspira, mas inspira imaginando que o ar entra na cabeça e saí por cima da cabeça, na parte superior do cranio. E esta parte superior do cranio deve vibrar enquanto você faz o som. Se vibrar, é pq vc conseguiu! (obaaa) Tbm vibra a parte frontal do rosto. // ah, bem, pra mim, iniciante, foi dificil =P

Bem que eu me lembre são estes. Qualquer coisa, eu dou uma atualizada se eu lembrar.
Alohaa..

3 comentários:

Alguém disse...

Isso me lembrou muito as aulas de teatro que já tive! Muito bom poder relembrar estas técnicas de vocalização e expressão.

Anônimo disse...

Olá. Estava lendo sobre seu trabalho e achei bem bacana, espero poder contribuir. Quando você menciona da "Técnica" referente a boca, acredito que seja a "boca chiusa" geralmente utilizada para aquecimento ou como experimentação sonora corporal. Grande Abraço!

Unknown disse...