A aula começou com o combinado de sempre: sem comunicação. Sem emoção. Sem falação.
Começamos todo mundo em circulo, na posição base do ator, e foco na respiração. Usando esta posição para relaxar, mas sempre estando em estado de atenção, ou seja, de concentração.
Depois veio o caminhar básico de sempre. E com as mesmas ladainhas: tronco ereto, foco na respiração, foco no olhar no horizonte, concentração, sem coçar, sem mexer as mãos, sem rir, sem arrumar a roupa, somente andando. Sem mostrar cansaço, sem mostrar alegria ou tristeza, sem demonstrar nada. Apenas andando e respirando com o diafragma.
Veio um jogo, durante a caminhada, um jogo já feito, simples: Quando o prof falar o numero 1, dar um pulo; quando falar o numero 2, bater palma; quando falar 3, dar stop/virar estátua; quando falar o numero 4, mudar o sentido da caminhada, ou seja, de estiver caminhando para a esquerda, muda o sentido para a direita.
Assim, enquanto ele recitava a ladainha da caminhada, foi instruindo para o jogo, e no meio da caminhada, falava um numero. Ex: caminhando normal, daí ele fala: DOIS. Na mesma hora, todo o grupo tinha que bater uma palma e continuar a caminhar. Faz a ação que a ordem pede, e depois continua fazendo o que estava fazendo, ou seja, caminhando. daí ele grita: UM. Todo mundo pula e continua a caminhada. Se acaso errar e bater palma ao invés de pular, não sublinhar o erro com expressões faciais de gritam: PUTZ ERREI. Apenas continue andando, sem demonstrar nenhuma emoção, se errou, se acertou, nada. continue a andar normalmente.
Quando então gritou TRES: todos pararam no STOP. E então passamos ao exercício de ficar como estátua, sustentando o equilibrio e a respiração do jeito que paramos. Sem mexer um músculo sequer. Sem movimentar os olhos. Só respirando, para aliviar as tensões, e os joelhos (dika) dobre-os um pouco para a perna não se cansar mais facilmente. Equilibrar o peso do corpo pelas bases e continuar respirando e sem se mexer. O abdomen um pouco tensionado também, para até a respiração não movimentar demais o diafragma. E prestando atenção na sua posição, nas outras pessoas ao seu redor, prestando atenção nos sons ambientes.
E assim, outro jogo foi inserido: uma pessoa foi escolhida para, nalgum momento qualquer, saltar do seu lugar para outro lugar. E os demais, deveriam se concentrar em ‘ouvir’ quando ela iniciar o salto, para pular, de um lugar para o outro, no mesmo momento que a pessoa selecionada saltar. Ou seja, haja concentração e estado de alerta para o grupo inteiro. E assim foi. A pessoa aguardava um momento e então saltava: logo os demais saltavam juntamente no mesmo momento que ela. E assim se seguiu com vários saltos, outra pessoa foi escolhida para iniciar o salto, e continuou o jogo. Até que se finalizou voltando, todos nós, a caminhar pelo ambiente, com a mesma intensidade de antes do jogo parar no STOP.
E caminhando ficamos mais um pouco. Até parar de novo e a aula se finalizar.
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