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quarta-feira, 31 de março de 2010

Técnica Vocal

Bom, a aula começou como sempre, alguns poucos alongamentinhos, massagens nos pés, e logo fomos para a respiração alternada (alternando as narinas que inspiram e expiram) e dps fomos para a respiração compassada (3 tempos para inspirar, 5 tempos para menter o ar nos pulmões, 8 tempos para expirar, 5 tempos para segurar sem ar nos pulmões e recomeça o ciclo), dpois, fizemos uma variação da respiração compassada (1 tempo para inspirar, 5 tempos segunrando o ar, 10 tempos soltando o ar verbalizando o som de uma vogal [dentre as vogais, V, F, J, Z, X, R] e 5 tempos segunrando sem ar os pulmões. E recomeça o ciclo)

Depois disso, em duplas, fomos respirar. De costas, deveríamos sentir pelas costas o outro respirar e então, seguiríamos fazendo um organismo só, enquanto um inspira o outro deve expirar e então inverte. E isso, só mantendo as costas como uma comunicação (tentar nao soltar o ar fazendo barulho ou nem inspirar fazendo barulho).

Depois disso, de frente, fomos fazer caretas. Extravagantes. Aquecer os lábios com o som do cavalo relinchando, depois o menino mau-educado. Depois falar (sem emitir som) as vogais U, I, A. (já explicadas o pq destas vogais). Então vieram o BALÃO, BELÉM, BOLOTA, BULE, e etc.. sempre sem sonorizar a voz.

Entao veio o passar da língua 10x de cada lado nas gengivas. E então, ficamos em roda, em círculo. Relembramos rapidamente o MAMELULO MELANCÓLICO MEDITAVA E A MEGERA MEGALOCÉFALA MACABRA E MAQUIAVÉLICA MASTIGAVA MOSTARDA NA MALOCA MIASMÁTICA. E dpois brincamos, rapidamente tb, da brincadeira do Pato. (a qual um alguem começa: “Você viu o Pato?” o outro replica “Que pato?” e então reafirma: “O Pato!!!” e compreende “Ahh… o Pato.” , e vai neste jogo, o circulo inteiro, brincando com a voz).

E então veio, enfiiiimmmmmm, uma brincadeira/exercício novo!!! Chama-se: Paisagem Sonora. Divididos em 2 grupos, os membros devem sonorizar um ambiente para o outro grupo, que escutara, sentados, de olhos fechados, atentos para descobrir em qual ambientes estarão.

O exercício é interessante, pois não só a voz sonora o ambiente, mas também barulhos com os pés e mãos podem ajudar a deixar o ambiente sonoro mais interessante. 

O grupo que escutará a paisagem sonora, devem permanecer sentados, e principalmente de olhos fechados. Concentrados em escutar o ambiente que o outro grupo sonorizará. O outro, fará os sons ao redor do grupo sentado: quase um som surround, rs rs rs

Foi bem interessante o exercício e valeu a pena. Valeu as duas experiencias: ouvir o ambiente e criar um ambiente sonoro.

Depois, pausa pra água e fim desta aula.

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