Barra das Guias

Sobre

Dezembro/2014

É, bem, quem é vivo sempre aparece.

Voltei por um tempo. Mas logo o blog voltará em hibernação.

Abraços

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novembro/2013

Terminarei meu diário de aula de teatro por aqui. Foi bom enquanto durou. Por vezes posso voltar, um dia, quem sabe, a vir a atualizá-lo, mas não garanto. Foram quase 02 anos de teatro que me fizeram muito bem, mas é hora de deixar este blog para vocês que por vezes visitam e o lêem e relêem. O blog permanecerá na internet para aqueles que precisam de um guia amador na net. Não o apagarei. Apenas torço para que ele vos sirva assim como me serviu um dia. E que vocês, leitores, sigam fazendo o que o coração pede, treinando e ensaiando e praticando e, quem sabe, até mesmo lendo e aprendendo mais sobre a vasta teoria teatral existente - e que já mencionei mtas vezes aqui no decorrer do blog. 

E não desistam mediante nenhum comentário sobre o que vocês fazem - se vocês tem vontade e disciplina, sigam firmes. Aprendam mais e mais, mesmo se não puderem/conseguirem fazer um curso de teatro profissional ou graduação, leiam e leiam e leiam. Pois somente com conteúdo podemos rebater as críticas negativas daqueles que não conhecem a arte do fazer teatral. 

E deixo para vocês a melhor síntese (minha opinião) do que é o fazer teatral. Conforme Burnier (2009) cita (cf. Peter Brook, 1977): "(..) para que a ação tetral possa ser esboçada são fundamentais três elementos: o espaço vazio, o espectador (alguém que observa esse espaço) e o ator (alguém que cruza e, portanto, desenvolve uma ação nesse espaço). Esses três itens compõe (...) a célula da arte teatral, sua menor partícula viva." 

MERDA para vocês!!! 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Maio/2011

Queridos Leitores, Querido Diário

Ressurjo das cinzas - como uma fênix - renovado com uma nova energia para o Teatro.

Venho aqui comunicar que estou lutando contra essa tempestade em que estou vivendo atualmente. E esta tempestade me fez ter novas experiencias em relação ao teatro. E estas experiencias estão tão boas, me satisfazendo de tal modo, que não tem como eu não dividir com vocês (e deixar para a minha própria posteridade).

Para não se perderem, estarei renovando o blog com novas tags (para quem quiser só seguir postagens desta nova fase).

Nesta nova fase, minhas experiencias com o Teatro estão mais experimentais e livres. Como? Pois pela minha saída da faculdade (é, triste, mas tive que sair de vdd), não desisti de continuar meu treinamento teatral.

Com ajuda de amigos (formados e graduandos em Artes Cênicas) + as postagens deste blog = estou fazendo desta meu ano de 2011 um período de experiência individual em teatro (ou como eu mesmo digo: um treinamento #Solo, uma busca pessoal). Porém, como não sou tão individualista assim, consegui montar um #CursoLivreDeTeatro (voluntário) na qual eu estou a ensinar novas pessoas o que eu descobri e venho descobrindo em relação ao Teatro.

Vocês podem me perguntar: mas como você está ensinando algo que não tem formação nisso? Pois eu respondo: estou sim tendo minha formação em Teatro, só que é um aprendizado auto-didata (pessoal) e não um aprendizado acadêmico ('da faculdade'). Com a ajuda dos meus amigos que passaram e dos que estão na faculdade, estou buscando meu aprendizado teórico - e com o meu treinamento #Solo estou buscando meu aprendizado prático.

Ao longo das postagens, indicarei alguns livros, teses, monografias, sites etc, de #FTT (formação teórica teatral). Nas postagens do #Solo, descreverei o que faço, como me educo em um treinamento solitário. E nas postagens do #CursoLivreTeatro descreverei o que eu preparo e o que eu ensino às minhas cobais (ops, alunos), como também alguns pontos interessantes que eu - como pedagogo teatral - percebo em aula.

Obs: Não sei com que frequência eu voltarei a postar aqui no Blog, mas com certeza voltarei, não deixe de conferir.

Obs.2: Se você gostou desse blog, divulgue para quem está no aperto e precisa de um help na formação teatral (a motivação desse blog sempre foi a de educar informalmente quem não pode ter uma educação formal em teatro. [educação formal seria um curso, faculdade, oficinas, etc]

Obrigado

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Março/2010

Bom, este blog não tem o intuito de ensinar teatro, nem de falar mal de ninguem, nem de nenhuma outra forma negativa ou positiva ou vai saber o que lá vocês leitores podem querer me acusar. Eu apenas estarei escrevendo, como o proprio nome do blog diz, o "meu diário de aula de teatro". Se servir de alguma utilidade para vocês, bem, ok, de nada.
Também quero esclarecer que não sou um ator-profissa. Apenas estou no meu re-início de caminhada nesta jornada, agora, privilegiadamente, cursando um curso de teatro.
Também não irei citar nomes nenhum aqui, não sei se por medo de ser processado ou por ética, mas a questão é que prefiro não dizer, ok? Vai que a escola que curso descobre e sou expulso? né!?
Mas mesmo assim, estarei aqui como um colega-virtual que posta a maior parte de suas aulas de teatro para um fim de lembranças, consulta posterior, e melhor aprendizado dos exercícios e outras coisas que vai saber porque estou fazendo isso. =P
Bom, acho que isso é tudo. XOXO

Update (setembro/2010): A escola e professores descobriram sobre este meu diário de aula online!!! Mas mesmo assim, continuarei a não citar nenhum tipo de nomes. Por questão de costume e... as mesmas questões! Ah, eu não sou obrigado, rs rs rs... Contudo, agora, quem sabe, sabe... quem não sabe, fica na curiosidade!!! hihihi (sou MAU!!! MuAHAHAHAA... (666)