Barra das Guias

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Expressão Corporal + Ensaio

alongamento

aquecimento (articulações)

jogo de troca do bambu (bastão) até 100 – para concentração grupal dos alunos-atores.

Terminado, volta-se a caminhar pela sala de ensaio com o jeito de andar do personagem (explorando não só o jeito de andar, mas também a gesticulação e trejeitos do persoangem).

As personagens de algumas cenas têm uma dinãmica de seguir um outro persoangem, por isto, o exercício proposto foi que estas personagens andássem atrás do outro (como no jogo siga o mestre).

depois de algum tempinho, separam-se e cada um anda por si só, como o persoangem ainda. E disso, vem um novo jeito de recitar as falas decoradas. Enquanto caminhamos, recitamos as falas em voz alta, todos ao mesmo tempo. Então que todos os alunos-atores-personagens vão se encaminhando para o centro da sala e se “mocando”, ainda continuando a recitar as falas decoradas (percebe-se desde já que, ao estar todos falando ao mesmo tempo, o volume da voz vai aumentando para que a propria pessoa consiga se concentrar no que diz/recita). Até que então todos ficam grudados, de olhos fechados, parados, no centro da sala, e sem perceber já estão quase que gritando as falas decoradas. este exercício exige muita concentração e muita disciplina.

depois de um tempo, finaliza e termina a aula, vai tomar água e se prepara para a próxima aula.

.

.

A aula seguinte: Ensaio

Na aula de ensaio só ficamos a desenvolver o que tínhamos feito até então. Ainda criando a cena, improvisando, melhorando e decorando as marcações. No meio da aula, a prof pede-nos para que façamos uma apresentação da cena que tínhamos deenvolvido até ali.

depois da aprensentação, sentamos em circulo e discutimos o que deveria melhorar na cena, e em cada ator. A estratégia de se apresentar no meio da aula e já ter esse feedback para ajustamento da cena, é para que a seguir, tenhamos mais um pouco de tempo para podermos ensaiar novamente já arrumando o que foi citado na roda de discussão.

Depois disso tudo, continuamos a ensaiar até que a aula terminasse.

=> Prox Post: Quinta, 8h

(nota mental: desculpa pela demora, foi a preguiça + cansaço + pressão psicológica de assuntos profissionais e + falta de tempo e… Ah, foda-se!)

Nenhum comentário: