Barra das Guias

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Técnica Vocal

A aula de hoje foi interessante. Teve todos os mesmos exercícios de sempre, mas o final foi diferente.
respiração grupal, 7x.
então, na posição-base-do-ator, de olhos fechados, inspira e expira enquanto movimenta os ombros para frente e para trás (em circulos) e depois, enquanto gira a cabeça em sentido horário e anti-horário.
Depois disso, veio a respiração fragmentada (3-5-8-5) e (1-5-10-5). e outra variação que somente inspirava em 3 tempos e logo soltava o ar em 10 tempos verbalizando uma consoante que o prof dizia. Entre as consoantes verbalizadas diafragmamente eram V, F, X, Z, S, J, R.
Logo então, começamos a caminhar pelo espaço. contudo, a cada 3 passos inspirávamos e a cada 8 passos expirávamos. E isso durante a caminhada aleatória pelo ambiente de ensaio.
E caminhando, ainda fizemos as caretas de praxe. Exageradas. não esquecendo do foco na respiração a cada 3 passos e expiração a cada 8 passos. Então recitar o A-I-U sem verbalizar, só na articulação exagerada.
então paramos e ficamos em duplas. E frente a frente, ficamos a articular palavras exageradamente, mas sem verbalizá-las. Eram PINDAMONHANGABA, MANGA, BOLOTA, BELÉM, etc.
Depois passamos a língua 10x para cada lado na gengiva e fazer 20 bolinhas com a lingua em cada bochecha.
depois disso, veio um exercício interessante de articulação e de decorar texto: com o dedo horizontalmente no meio da boca (como se fosse uma caneta), tínhamos que recitar o texto decorado da cena,verbalizando de modo que soasse inteligível e potente sonoramente.
Então que, o prof pediu para que passássemos o que tínhamos montado de cena para que ele ouvisse como estávamos falando o texto, articulando e etc.
depois que apresentamos, os principais erros foram falta de potencial na voz, e o “R” puxado (típico de quem fala: porrrrrrta ao invés de pohrta). (problemas de sotaque).
Assim, um exercício que veio ao auxílio foi o do jogo da memória (já citado em aulas antigas de tecnica vocal e tbm na apresentação das pessoas, na primeira aula) com palavras que tenham o R sonoro, como porta, cerca, amor, barbaridade, bernardo, farta, barcelona, etc. Claro que a repetição das palavras não poderíamos utilizar o R puxado, mas o jeito ‘teatral’ de se dizer o R (sotaque paulistano).
Ao fim da aula, respiração grupal, 7x e tchau.
=> Prox Post: Sexta, 8h

Nenhum comentário: