Barra das Guias

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pesquisa? Criatividade? Que aula é essa?

Bem, de acordo com o título… sério, eu não sei qual título dar a esta aula. Mas pode vir a ser estas que citei e mais algumas, qm sabe?
A aula começou com uma grande roda para discutir e dialogar sobre o TEMA que foi escolhido junto com a peça. Tragédia Grega. Sentados, dialogamos sobre o que é tragédia, o que diferencia de tristeza, drama, dramático e etc… Claro que com a ajuda da prof, aprendemos bastante coisas e tiramos nossas dúvidas. Citamos características de tragédias, etc etc etc… O quesito aqui foi sentar e dialogar sobre a temática do texto que será trabalhado. Foi para que nós, alunos-atores, aprendessemos este novo conceito, a princípio por meio de dialogo e conversa. Depois, passamos para o exercício =D
O exercício foi, separados em pequenos grupos, montarmos uma cena de tragédia. Usando então, qualquer recurso que possamos fazer (criatividade total!!!).
Ficamos então um bom tempo ensaiando e definindo a cena. Discutindo, movimentando, montando. Até que acabou o tempo e as apresentações vieram.
Ao final de CADA APRESENTAÇÃO (com a temática de tragédia), abria-se uma roda de diálogo sobre o que foi mostrado. Se era ou não sobre o tema, porque, como, etc etc… uma continuação da conversa em circulo do início da aula. A segunda parte de cada diálogo, daí, é sobre a parte técnica abordada pelo grupo. Por parte técnica se entende todo o conhecimento das aulas passadas que foram aprendidos, voz, espaço cenico, movimentos, expressões, etc etc etc, estilos e por aí vai. É a parte de críticas da cena. Para podermos avaliar o que é ou não bom e poder crescer como grupo também.
Então, depois de todos os grupos apresentarem, e após cada apresentação fazer estas duas análises (do diálogo sobre o tema e sobre a parte tecnica), então a aula chegou ao fim. Mas não sem um ‘dever de casa’. Pesquisar na internet e livros e onde quer que possa encontrar, coisas sobre o texto que iremos estudar. Sobre o autor, época, estilo, tema, etc etc etc… com a curiosidade que um ator deve ter em aprender e descobrir coisas novas.
E fim!!!
=> Prox Post: Quarta, 8h

Nenhum comentário: