Barra das Guias

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Criatividade Total

Bom, como já haviamos trabalhado em mtas aulas anteriores a expressão corporal, e a exploração de novos movimentos, o exercício que a prof pediu para fazer foi o seguinte: deveríamos montar uma cena que contasse a historia da nossa vida através de movimentos corporais. Individual, sem falas, nem sons. Só expressão corporal!!! Experimentando tudo que já fizemos com o corpo para criar uma partitura corporal para esta pequena ‘cena’.

Os ensaios que a prof deixou fazermos, foi já para experimentar e criar a partir dos movimentos. Nada de ficar pensando, ou refletindo como vai acontecer. Já ensaie se movimentando e criando!!! Como a história da sua vida é a coisa que você sabe melhor do que ninguém, então não tem desculpa de ‘não saber contar’. E então deixe que os alunos-atores façam suas interpretações. Uma dik pra enquanto tiver fazendo o ensaio, é repetí-lo umas 2 vezes inteiro, a partitura corporal da cena, para relembrar os movimentos e fazer igual na apresentação.

Então, senta-se todos do grupo para assistir. =D

Depois das apresentações individuais, é hora de comentar, dialogar, conversar sobre as cenas.

As principais colocações pós-cenas da prof foram: [atenção, a explicação pode estar afetada pelo meu filtro de percepção da aula e conhecimento, então, posso estar equivocado sim] Por haver muitos que fizeram a cena como que em mímica, precisando de texto para ser compreendida, a prof explicou que a regra do jogo era que fizesse a cena a partir de movimentos corporais (embora quem fez do jeito que fez não está errado, pois é a interpretação de sua propria vida e seu proprio jeito de contar corporalmente) Mas quem fez a cena desse jeito, com mímicas, o fizeram com gestos. E tecnicamente, há diferença de movimento e gesto: o gesto tem um signo imbutido, enquanto o movimento não necessariamente. O signo significa que é algo que está contido nele(no gesto feito) e que é de facil interpretação. Tipo, chorar. Quando se faz um gesto de chorar, todo mundo poe a mão nos olhos, ou limpando as lágrimas, ou algo similar, escondendo os olhos e fungando. E nesse gesto está contido um signo que é de facil interpretação. Quem fize-lo, de longe alguem já saberá qual é o significado. (não é vdd?) Bem, já o movimento, ele pode ser feito sem necessariedade de signos, mas contendo ações que mostrarão o significado do movimento. Pois o próprio movimento pede a ação, movimentar é verbo, verbo indica algo em que está em andamento, contínua ação até finalizar. (tá, enrolei bastante aki, mas o essencial é saber que, resumida e grotescamente: gesto é um tipo de movimento clichê e comum, e movimento é um movimento mais estilisado e robusto que pode ou não conter significado comum, mas através do movimento que se dá um significado à ele].

Bem, depois desse paragrafo de explicação teórica, q n sei se reproduzi compreensivelmente para vocês, leitores (pq pra mim, eu entendi [e o foco do blog, ainda é ser meu diário, apesar de pessoas lerem]), Eu vou ficando por aki, pq a aula terminou e a próxima já virá.

=> Prox Post: Terça, 8h

Nenhum comentário: