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quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aula de Voz

Começa a semana, começa a aula, e ficamos na posição-base de olhos fechados, respirando e ouvindo. E se concentrando. A atenção vai para a respiração diafragmática e para os sons que conseguimos distinguir, desde os mais longes aos mais próximos. Abre os olhos, e formam-se duplas: cada um da dupla massageia o outro para ativar a circulação e relaxar. E concentrar. Depois, vice-versa. Depois, deitado no chão, faz-se outra massagem, deixando o corpo mole e flexivel, o que massageia balança as pernas do outro, os braços, massageia o rosto, cabeça, e então põe a mão na barriga do outro para que ele então respire diafragmaticamente (que palavra horrorosa!!!) enchendo o abdomen de ar e esvaziando. Depois, abrindo as costelas com a respiração e soltar o ar sem fechá-las. E após, vice-versa: quem massageou agora será massageado.

Depois disso, caminhando pelo ambiente, preenchendo o espaço, coluna ereta, olhar focado, etc etc, quando o prof pedir pra parar, fica em estátua e faz uma careta de assustado, abrindo bem o rosto. (AGORA STOP) Depois volta o caminhar e repete, mas ao fazer a estátua, a careta será levando o rosto todo para o lado direito (com a face para a frente, só os músculos do rosto vão para a direita, incluindo o olhar). STOP. Depois volta a caminhar e agora o rosto vai para a esquerda (mesmo esquema) STOP. Varia então o rosto puxado para cima (os musculos do rosto, sempre), para baixo, para dentro (como se tivesse chupado um limão azedo) e para fora (abrindo bem a boca, a língua, os olhos, arregalando tudo).

Então agora, caminhando ainda, vai fazendo caretas. Exagera na careta, aquece bem os musculos faciais. Agora passa a lingua pelas gengivas, 10x de cada lado. Depois manda beijinho, exagerando no biquinho. Agora um beijinho e um estralo de língua. (coordenação motora) Agora um beijinho, um estralo e uma piscadinha com o olho.

Agora STOP! e pára onde estiver (ficando todos bem distribuidos pelo espaço de ensaio) e inspira levantando o braço e expira descendo o tronco até à frente das pernas. Inspira e na expiração sobe a coluna, desenrolando-a, e fazendo com que a cabeça seja a última a chegar a ficar ereta. Então, agora, aquela respiração fracionada (inpira em 3 tempos, segura em 5, solta em 8, e segura em 5, recomeçando o ciclo). E depois de terminar, faz novamente a inspiração levantando o braço e expirando e descendo a coluna até à frente das pernas. Inspira e na expiração sobe a coluna, desenrolando-a, e fazendo com que a cabeça seja a última a chegar a ficar ereta.(nota mental: vou chamar este alogamento de “inspira-e-relaxa-coluna” pra não precisar ficar repetindo, ok?) E então volta para a respiração fracionada variada (inspira em 1 tempo, segura 5, expira em 10 tempos e segura em 5; e recomeça o ciclo).

Depois disso, inspira levantando os ombros, forçando-os para que cheguem a relar nas orelhas, e solta a expiração, sonorizando a letra “A” e soltando os ombros. (nota mental: “inspira-e-relaxa-ombros”) Agora inspira, levantando os braços e expira, sonorizando com a força do diafragma, a letra que o prof pedir: foram elas: S, X, Z, J, V, F, R, Y, A. (zuera… em Y não precisa =D rsrsrs )

Depois, todos em círculo e vamos para a repetição do trava-língua do Mameluco. (reveja aulas anteriores para saber que trava-lingua é este!) e depois, fizemos uma outra cantiga de roda (não tem nem como reproduzir pq eu não conhecia ela. Mas acho que qualquer cantiga serve, desde que bem articulada e cantada. Sempre usando da potencialidade da voz vinda do diafragma.) Ah, uma dik que o prof deu foi “aumentar o volume” repetindo o trava-lingua. Para usar a potencia da voz!!!

Depois desse exercício, veio um outro exercício que pode se dizer ser um início para se fazer o “gramelô” ou “blablação”. É o seguinte. Todos em roda, e um começa a dizer uma sílaba. (ex.: JU) então todos repetem a sílaba falada (JU) e o proximo da sequencia, repete as silabas faladas e diz a sua (ex.: JU-MAR) então todos repetem as silabas, para decorar (JUMAR) e o proximo da sequencia repete as silabas faladas e diz a sua (ex.: JU-MAR-RE) então todos repetem as silabas, para decorar (JUMAR-RE) e o proximo da sequencia repete as silabas faladas e diz a sua (ex.: JU-MAR-RE-FLU) então todos repetem as silabas, para decorar (JUMAR-REFLU) e o proximo da sequencia repete…. e assim vai até o último. É um jogo da memória, praticamente. (E existem variações deste mesmo jogo usando movimentos, ao invés de falar silabas, e tbm usando os nomes das pessoas, para decorar os nomes, num início de dinamica de grupo).

Assim, ao final, formada a tal sequencia de sílabas (JUMAR-REFLUBIJADERRODEMóR) então o próximo exercício separam o grupo em duplas novamente e as duplas deverão fazer uma cena (começa-meio-fim) indicando onde estão (onde?) quem são (quem?) e o que fazem (o quê?), mas usando o “gramelô” ou “Blablação” que foi feito no exercício anterior. (ou seja, usando aquela monstruosa sequencia de silabas que todos ajudaram a fazer e que “meio” que decoraram de tanto repetir) Assim, o gramelô saírá falado e não só com usos de onomatopéias e sons anasalados.

Depois de um tempinho para as duplas ensaiarem (15min ou menos), já começar as apresentações e depois disso, sentar e comentar sobre o que foi feito. E então, fim de aula. Ufaaaa….

=> prox post: Quinta, 8h

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