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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aula de Voz

Começamos com uma respiração com o grupo inteiro. Em círculo e de mãos dadas, o grupo inspira e caminha para o centro da roda (igual a sanfona de festa junina, mas sem correr), e então expira e caminha para trás, expandindo o grande círculo. Fazemos 7x inspira e expira em grupo.

Depois veio a massagem grupal também, em círculo, vai algum aluno-ator no centro da roda, diz seu nome em voz alta, e então o grupo que está em círculo vai até o aluno-ator que está no centro e todos fazem uma massagem no colega. E isso se faz com todos que estão na roda, um de cada vez.

Depois se espalham pelo ambiente os alunos-atores e então fazemos a respiração fracionada (3-5-8-5) – então faz um inspira-e-relaxa-coluna  e volta para a respiração fracionada variação (1-5-10-5).

Ainda no mesmo lugar, então trabalhamos o diafragma com as sílabas SI-FU-CHI-PA. Sendo que com ao verbalizar SI o diafragma é empurrado para frente (umbigo pra frente), no FU o diafragma encolhe para dentro (umbigo nas costas), no CHI acontece mesma coisa do Si, diafragma vai para a frente. e no PA, o diafragma vai para trás novamente, igual ao Fu. assim então, como numa respiração diafragmatica, o SI seria a inspiração (encher a barriga de ar), o FU expiração (soltar o ar, murchar a barriga), CHI inspira e PA expira. Logo, então, a cada SI, Fu, CHi, PA, o diafragma trabalha com o abdômen pra frente e para trás.

Uma variação deste exercício do SIFUCHIPA é fazer todas as sílabas levando o diafragma somente para a frente (umbigo pra frente), como se em cada sílaba estivesse inspirando, forçando o diafragma e abdomen para a frente.

Depois disso veio trabalhar com o diafragma verbalizando som de letras, como o S, X, F, J, e R. o som assimila-se com Sh-Sh-Shhhhhhhhh (dois soquinhos com o diafragma para frente e um terceiro soquinho que permanece contínuo.) Com X, seria Xi-Xi-Xxxxiiiiiii. E assim por diante até chegar no R da lingua vibrante no céu da boca – o R diafragmático.

Após isso, então veio falar o nome das letras, mas verbalizando o som de cada letra, tipo: E-MMMM-E (seria falar EME, mas primeiro o E, depois o Mmmmm [som de M, com boca fechada] e então volta ao E.) E assim vai com EME, ENE, ÉLê, ERRE e JOTA. O “ERRE” seria som de “E”, “R diafragmático”, “E”. no “JOTA” fazer  o som de “JJiiii”+Ó+som da letra T+A”. Sim, é meio complicadinho de explicar escrevendo este exercício, mas faze-lo é facil. Espero ter sido compreendido.

Então ficamos um pouco na posição-base-do-ator com os olhos fechados e respirando. Ouvindo os sons ao nosso redor. E então começamos a caminhar pelo ambiente fazendo caretas. Paramos em círculo e Então fizemos a técnica do Leão (para caretas). é legal= inspira, levanta as mãos para o alto e então desce as mãos ao lado do rosto fazendo uma careta bem exagerada. e então pára com as mãos abertas ao lado do rosto com careta. Pronto, está aí um leão com juba e com careta bem exagerada. Ótimo para rir em grupo. rs. Fizemos isso umas 3x, então fomos passar a lingua pela gengiva 10x para cada lado, depois fazer 10 bolinhas com a lingua na parte interna de cada bochecha, fazer o A-I-U sem verbalizar, estralhar a língua, fazer o som de caminhão com os beiços “Brrrrr” e então partimos para o proximo exercício.

Fazer o MI-Ê-É-A-Ó-Ô-U-I, jogando um objeto invisível para a frente. Então que com o Miêéaóôui fizemos umas 3x, até que então começamos a fazer um exercício de afinação de voz com ele.

Lembra a escala musical: dó-ré-mi-fa-sol-lá-si-dó ??? Consegue cantá-la seguindo as escalas musicais com a voz? Tipo, subir o tom a cada silaba? Então, fizemos este exercício, só que ao invés de falar as notas musicais, falamos o Miêéaóôui. o MI era o dó grave, então subia com o Ê sendo o Ré, É sendo a nota mi, A sendo Fa, Ó sendo Sol, Ô sendo La, U sendo Si e a vogal I sendo o dó agudo, o qual deve vibrar indo para o céu, sem forçar a garganta. E depois, voltamos a escala musical fazendo o inverso, começando com o MI representando o Dó agudo, Ê sendo o Si, É sendo La, A sendo sol, Ó sendo Fa, Ô sendo Mi, U sendo Ré e a vogal I sendo o dó grave.

E assim fizemos cinquenta mil vezes, tom por tom, nota por nota, letra por letra. Bem devagar, repetindo igual pré-primario. até que conseguimos bem afinadinhos.

E no final da aula, terminamos com a mesma respiração em grupo em que iniciamos a aula. (re-leia acima).

Fim de Aula.

=>Prox Aula: Sexta, 8h

[nota mental: a demora do post devido problemas pessoais-profissionais-espirituais-e-tudo-que-termina-com-ais.]

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