Barra das Guias

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aula de Expressão Corporal

Pois bem, depois de um mês parado, as juntas todas juntadas (péssimo trocadilho =P ) e o corpo todo sedentário, é hora da aula mais power de teatro, aquela que começa com o tão temído alongamento, ai.

Feito o alongamento e os xingamentos provindos das dores sentidas, é hora de caminhar pela sala de ensaio, aquele andar sobre a bandeija (citado no início do curso), aproveita que o corpo ainda ta começando a se movimentar pra valer, e dê uma choacoalhada nele inteiro (pensa assim: “eu sou o boneco do posto”) pra acordar a circulação. Agora anda mais rapido, mais rapido, mais rapido e quando a prof bater palmas, todo mundo vai parar e começar a mexer as articulações. ok, PALMAS. e vamos lá, articulações mexendo, sendo conscientemente percebidas pela propria pessoa da existencia delas, fazendo movimentos exagerados, mínimos, explorando os planos alto, médio e baixo. Ok, andando. (fazer 2x)

Depóis, volta a andar, mais rapido, mais rapido, mais rapido e pega o bambu (ou qualquer outro objeto que possa ser usado para tal fim) e começa entao o grupo de alunos-atores a jogar o bambu uns para os outros, numa contagem numérica até 100 trocas serem feitas (isso sem deixar o bambu cair. se o bambu cair, a contagem é re-iniciada do zero). Isso ajuda à atenção, concentração e unidade do grupo.

Terminado o exercício anterior (após ter chego nas 100 trocas), continuam a caminhar agora normalmente. Para relaxar a musculatura do pé, caminhar só com as pontas dos pés, depois com o calcanhar, com as laterais externas e internas e depois volta a caminhar com o pé pisando tarso-metatarso e calcanhar no chão (o andar normal). Logo segue um exercício psico-físico, no qual a prof vai contando uma história e os alunos-atores vão modificando seu emocional e comportamental-físico de acordo com o que ela vai dizendo.

A história é dizer que os alunos-atores estão apaixonados. Vocês estão felizes por ter encontrado um amor. percebam como essa felicidade modifica seu modo de andar, caminhar, de se movimentar. vocês estão perdidamente apaixonados, andando nas nuvens. Mal conseguem ter olhos para outras pessoas a não ser para o ser amado. Vocês pensam todo o tempo nessa pessoa que traz felicidade, que deixa o seu mundo mais bonito. E assim os alunos-atores continuam andando mas agora influenciados com essa perspectiva psicologica.

Quando a prof bater palmas, os alunos-atores então farão uma estátua. Na verdade é uma pose para a pessoa amada. A cada palma, uma pose diferente. e PALMA. PALMA. PALMA. As poses podem começar a beirar o ridículo por tamanha paixão que sentem. PALMA. PALMA. E continuem a andar, ainda pensando neste sentimento. e PALMA. PALMA. PALMA. Agora, com a prox palma, então a pose que vier vocês, alunos-atores, continuem com o movimento iniciado e não parem. PALMA. E assim fizemos, até então a prof pedir pra fazer um circulo no meio da sala.

Em circulos, então a prof passou uma improvisação para fazermos. Uma cena sobre um par apaixonado, que se amam muitão, mas que alguma coisa, algum conflito, algo de inesperado acontece. Ou seja, tem um inicio, e um conflito no meio. Só tem que terminar, por um fim nisso.

Então para as duplas (ou trios) foram dados 30min de ensaio para criar tal cena improvisada. Depois disso, foram apresentadas tais cenas. E então…

FIM da Aula….

….quer dizer, na verdade, esta aula tem um link com a próxima aula. Que virá no prox post. ^^

=> Prox Post: Sexta,8h

Nenhum comentário: