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sábado, 1 de maio de 2010

Nova Aula: Criatividade

Sim, a aula de pesquisa acabou (já!! q pena, né? =P ) e a nova no lugar é a de criatividade. E como o nome diz, né, já propõe o que devemos exercitar. MAs também, nesta aula, o principal motivo é por em prática todas as aulas anteriores – voz, concentração, expressão corporal, sensibilidade, jogos teatrais – em cena mas sem vergonha de ser feliz. E criando ao limite… pondo a cachola pra funcionar.
Contudo, o interessante de hoje, é que a aula ocorreu com enbasamento em um texto – não propriamente um texto de teatro, um roteiro – mas foi um conto da Clarisse Lispector (é assim que escreve?) que se chama “A Solução”  - de acordo com o oráculo (google) o link é este: http://claricelispector.blogspot.com/2008/05/soluo.html .
Depois de lido o texto em voz alta, e separado os grupos que vão apresentar o texto, deixe-os pensando e confabulando como farão a cena – uns 20min a 30min – lembre-os para que utilizem todas as técnicas e conhecimentos que tem, explorando a criatividade, sem limites! (mas contar a MESMA HISTORIA do conto escolhido)
Depois de apresentar cada cena, o tutor/prof comentar a cena, como foi, o q foi bom, o q foi ruim, como foi contada, etc.. abrir para degustação e opniões sobre o que foi interessante, ou não, da cena em si. E então, depois de fechada o diálogo, ir para a proxima apresentação de cena do outro grp. E assim vai.. até que acaba todas apresentações e vamos para o próximo exercício da aula.
O proxímo exercício constitue de, separados em DUPLAS, desta vez, contarão a cena usando uma “técnica” (na verdade não ó uma senhora técnica, mas um exercício) de teatro que chama-se “Blablação” ou (tem outro nome q a prof disse, mas que esqueci-o completamente e prox vez eu digo qual é).
Segundo o blog http://prosadeobservatorio.blogspot.com/2010/04/blablacao.html a Blablação é “uma técnica de improviso e treinamento de dicção e fala (…) A técnica consiste em falarmos com palavras desconhecidas, emitindo sons sem nexo algum, de modo que pareça que estamos falando em outra língua, totalmente desconhecida pelos ouvintes. Gesticula-se, esbraveja-se e por meio dos gestos o emissor busca uma compreensão do espectador uma vez que o entendimento verbal está totalmente comprometido.”
Com minhas palavras, explico denovo (ou pula o parágrafo e lê as regras do jogo) A blablação é um jeito de usar o som verbal (silabas e palavras) mas querendo tirar a muleta que as palavras trazem para o ator. (ex.: as vezes é mais comodo falar que está tímido do que representar a timidez corporalmente). A blablação serve para este fim. Mas não é por estar falando em blablação que o publico (ou quem está ouvindo e vendo) não entenderá o que você está querendo-dizer. É para estimular a linguagem não-verbal corporal que se usa esta tecnica, sem recorrer à onomatopéias ou gemidos ou até mesmo recriar uma cena no mudo. A blablação serve para SIM, usar a fala durante uma cena, mas sem que tal cena esteja somente baseada nas falas. A cena terá que se basear na expressão corporal para que seja compreendida, mesmo sem entender uma só palavra.
E o próximo exercício, é contar a mesma história anterior em duplas usando a blablação para contá-la. Eis que então, surge uma complexidade a mais, mas que se bem corporal, (usando planos alto, medio e baixo), e até mesmo usando os tons de voz, e etc… (tdo conhecimento que já tivemos com as aulas anteriores), e usando principalmente a criatividade, surgirá uma cena muitíssima rica em dramaticidade e conteúdo. Mesmo que o conteúdo não seja verbalmente compreendido.
Deixar um tempo também para ensaio das duplas – uns 10-15 min – e então partir para as apresentações. E após cada apresentação, o tutor/prof comentar se a cena foi bem feita ou não, e se não foi, porquê, etc etc… Uma pontuação interessante que surgiu (uma dika) foi que para se usar bem a técnica blablação não é balbuciar onomatopéias fanhosamente com timidez de parecer idiota. O tchãn deste exercício e aula é se jogar… não ter medo do ridículo e extrasavar na criatividade sem medo de ser feliz. É usar a sonoridade vocal para se expressar também, junto com a corporal.
Bem, foi uma boa aula, eu curti mesmo.
Até a proxima… terça a noite, quarta cedo.

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