Barra das Guias

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aula de Voz

O interessante de hoje foi que, ao iniciarmos, ficamos todos em circulos, dêmos as mãos (e deslizamos um pouco mais para pegarmos no ante-braço) e a dinâmica de concentração inicial foi para que, estando firmes na posição-base-do-ator (aquela q dá a sustentação para o ator permanecer firme e pronto), apenas nos movimentassemos para frente e para trás. Contudo, todos juntos, como em uma só respiração. Então, ao inspirar, todos inclinavamos para frente (com as mãos segunrando os ante-braços) sem curvar o quadril (como uma tábua, retos!). Para expirar, inclinávamos todos para trás, sem sair do lugar, equilibrando o peso pelos pés. E assim fizemos umas três vezes, até que (acho q o prof viu q estávamos meio q desconcentrados) então o prof nos suubdividiu em dois grupos para fazer-mos a mesma coisa (só que num grupo menor) E lá fizemos, de olhos fechados todos. Inspirando(e inclinando pra frente, para o centro da roda) e Expirando (inclinando para trás, expandindo a roda) (tudo, sem tirar o pé do chão. apenas passando o equilibrio do corpo para frente e trás do pé inteiro no chão, firme).

Depois disso, separou-nos em duplas e cada duplas massageava o outro parceiro por uns 3min, depois o deitava ao chão e punha suas mãos sobre o umbigo e diafragma do outro para perceber a respiração diafragmatica. Depois de oito inspirações e expirações, punha as mãos sobre as costelas e a respiração da pessoa passava a inspirar para abrir o torax (as costelas) e expirar sem fechá-las. Por também oito respirações. Depois trocava, e quem massageou e tinha posto as mãos, vai ser massageado e blablabla tudo igual ao anterior.

Terminado, então veio a caminhada de sempre pelo ambiente. Stop e, estando bem distribuidos pela sala, ficamos na posição base do ator e de olhos fechados, brincamos com nosso ponto de equilibrio, firmes nos pés, sem tirar-los do chão, apenas jogando o peso de um pé ao outro, para frente para trás, e sem dobrar a coluna ou quadril. Retos, como uma tábua. Em equilibrio.

Pára, abre os olhos, e vamos para a respiração fragmentada, só que com uma diferencinha (3 tempos inspira[com a cabeça virada para a direita], 5 tempos segura [com a cabeça para frente] 8 tempos expira[cabeça virada para a esquerda] 5 tempos segura[cabeça ainda para esquerda]Então 3 tempos inspira[cabeça na esquerda] 5 tempos segura[cabeça para frente] 8 tempos expira[cabeça para a direita] e 5 tempos segura [cabeça para a direita ainda]. e recomeça o ciclo) Depois fez-se a mesma coisa, com a variação de 1 tempo pra inpirar, 5 segurar, 10 expirar e 5 segurar o ar no pulmão. A cabeça fazendo o mesmo movimento então. {não esquecendo que ao inspirar os braços sobem acima da cabeça e ao expirar os braços descem ao lado do corpo}.

então para relaxar fez-se o inspira-e-relaxa-coluna e voltou com exercícios para fortalecer o diafragma: inspira (levantando os braços) e expira fazendo o som de Z com o diafragma (abaixando os braços). [depois varia a letra para S, F, X, V, J, e por fim R]

{nota mental: vou apenas citar os exercícios, pq ja foram tantas vezes repetidos que me cansa explica-los todos de novo} Fez-se as caretas, o de falar A, I, U sem-voz, falar BALAO, BELEM, BOLOTA, BULE, sem-voz, só articulando. Passar lingua pela gengiva 10x de cada lado. Fazer com a lingua 10 bolinhas em cada bochecha. Fazer o som de caminhão com labios sem-voz. depois repetir com voz. Fazer o som do mal-criado (mesmo do caminhão colocando a lingua para fora) com voz. Mais caretas. Mandar beijinhos, beijinho-e-estralar a lingua, beijinho-estralar a lingua-e-piscar um olho. Beijo de Velho.

Então veioos trava-linguas: YARA AMARRA ARARA RARA, RARA ARARA DE ARARAQUARA. e mais um novo: FICA FRIA AFRICA-AFRICA FICA FRIA. (este, quem souber, tem um ritmo que embala o trava lingua). Embora, no trava lingua da Africa, o prof exercitou a entonação das frases e potencia da voz nela. Tentarei explicar melhor: primeiro se dizia em voz normal, depois em voz de sussurro, depois em voz com mais potencia que a normal. Dai entre estas três intensidades de volume, fez-se um mix dentro do proprio trava-lingua, começando “FICA FRIA AFRICA-africa fica fria” (primeira frase em alta intensidade de voz e a segunda em sussurro). Depois fizeram-se muitas variações: FICA FRia africa-AFRICA FIca fria. ~ fica frIA AFRICA-africa fiCA FRIA. ~ FICA FRia africa-africa fiCA FRIA. ~ fica friA AFRICA-AFRICA Fica fria ~ e por aí foi brincando com a intensidade da voz, em grande volume, volume normal e sussurro e quase nao falar.

Depois cantamos um cantiga (que esqueci a letra) E fizemos uma ciranda. E acabou=P

=> Prox Post: Quinta, 8h

Então

Nenhum comentário: