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quinta-feira, 20 de maio de 2010

Leitura do Texto

Então inicia-se uma nova aula, hoje, em função de termos definido um texto para trabalhar, é feito a primeira aula de ensaio do texto, sendo que fizemos uma primeira leitura, chamada: leitura branca (quando se lê o texto sem nenhuma pretenção, o primeiro contato com o texto, sem leitura dramática, sem nada de frescura).

Mas, contudo porém entretanto, a aula não ficou só nisso. (ainda bem). O prof conversou bastante conosco, explicando alguns pontos, dando dicas, etc, que vou tentar transmitir aqui (claro que o que vocês lerão será os principais tópicos que ele citou, passando pelo filtro de percepção e memória).

Algo de importante que achei que foi dito, foi quando ele separava o texto para uma leitura mais dinâmica de um texto de teatro. (no nosso caso, o texto é Medéia de Eurípides, tragediólogo grego). ele menciou que o para um melhor entendimento do proprio texto para/pelo ator é separá-lo/dividí-lo por assuntos. (além do normal que é um texto ser separado por cenas e até mesmo atos. Pois uma cena pode ter mais de um assunto em si; lembrando que cada cena é dividido pela entrada ou saída de personagem do palco/cena)

dito isso, o prof disse que estava separando o texto para fazermos uma leitura diferente. esta leitura seria feita por cada um de nós, mas como se já apresentando. Vou explicar melhor narrando:

“ o prof separou para uma menina ser a AMA do prólogo do texto, primeira cena. Já a segunda cena, com 2 personagens (ama e escravo) será feito/lido por outras duas pessoas diferentes. A terceira cena (com Ama e Medéia) será feita por outras duas pessoas; daí tem o coro (que é feito por outras pessoas). Depois do coro, tem a parte de Medéia e Creonte, que é feito por outras pessoas (podem ser repetidas até). E assim vai.

O interessante deste tipo de separação para se ler um texto, foi o toque dramático que foi dado: cada pessoa estudava sua pequena cena que teria que ler, e na hora de ler, se apresentaria na frente dos demais, como se já fosse um primeiro ensaio da cena: com interpretação, entonação, dando sua leitura de texto da forma como entendeu. Assim que terminasse, a proxima pessoa entraria em cena (se fosse algum persoangem que já estivesse em cena, então entraria no lugar de tal pessoa anterior) e continuaria dali a leitura-representativa do texto. E assim foi”

Contudo não conseguimos terminar todo o texto, e ficou para lermos em casa o roteiro.

Uma dika que o prof deu, então, foi quanto à leitura e dedicação do ator para com a peça. A dika maior era ler e reler e reler e reler o texto, pesquisando o que não souber, decifrando todo o texto. Esmiuçando. E rascunhando idéias e apontamentos e o que for para melhor entendimento do ator, no próprio xerox do texto. Um bom ator tem seu roteiro da peça todo rabiscado com apontamentos para que lhe dê um bom entendimento do próprio texto. Com um dicionário do lado para ajudar no entendimento de palavras que não sabe(ou um google ao lado, falando tecnologicamente, rs). e por aí vai.

O prof mencionou que de agora em diante, o texto não pode sair do lado do ator. Casa, ensaio, sempre lendo, sempre tentando entender, os personagens, a história, o enredo, as frases, etc e afim.

Bom, uma dika que ele tbm deu enquanto estávamos para apresentar a leitura-dramática-cena, foi sobre que num ensaio, o nível de concentração deve ser tal que quem assista compreenda e imagine que aquele ensaio será um dia (no futuro) uma encenação com figurino, maquiagem, luzes, cenário e que todo estes apetrechos ajudarão no entendimento da história. Mas que no ensaio, somente a imaginação se fará presente para este fim, por isto, muita concentração para conseguir compreender a cena-leitura-dramática.

Uhmmm…. Bem, acho que é isso. Esta aula foi BEM FOCADA no texto e direcionada para tal envolvimento. Não há muita coisa que poderia citar sem ser uma narração detalhada da aula (coisa que tentarei não fazer) [ meu objetivo aqui é citar e refletir e repassar a aula para que seja de uma forma genérica e encaixe em qualquer ensaio parecido, ou que seja uma dika para um desenvolvimento de ensaio parecido, ou que seja uma idéia para a formulação de um ensaio parecido ou não].

Até mais.

=> Prox Post: Sexta, 8h

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