Barra das Guias

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aula de Técnica Vocal

Respiração em grupo (7x)

Massagens (em duplas) na posição-base-do-ator.

Respira-e-relaxa-ombros (2x) respira-e-relaxa-coluna

Respiração Fragmentada (3-5-8-5 e 1-5-10-5)

Exercício de pegar Laranjas (2x) [rever na aula passada ou retrasada a descrição de como fazê-lo]

A-I-U (sem voz), Lingua pela gengiva (10x cada sentido) Lingua na Bochecha em Bolinhas (20x em cada lado) Barulho de Caminhão com os Lábios “Brrrrr”

Auto-Massagem no pescoço e rosto.

Técnica do Leão (2x)

Si-Fu-Chi-Pah (alternando o diafragma contraído e relaxado, para trás e para frente)

Si-Fu-Chi-Pah (Com soquinhos do diafragma só para frente)

Fazer “Prrrrrr” com o ‘R-diafragmático’ (quem conseguir, eu ainda nao consigo =’( então fazer o barulho de caminhão “Brrrr” no lugar)

e então, com BQU, entramos na parte de afinação, onde, com ajuda de um CD próprio para quem faz aula de canto, utilizamos. Mas se baseia em sequencias sonoras que vai subindo e descendo na escala musical. A ajuda do diafragma para tal é essencial, e depois, ainda cantamos uma musica em latim exercitando a tecnica de alternancia (e concentração auditiva) entre 2 grupos que cantavam a mesma melodia em entradas diferentes (tem um nome próprio esta tecnica, mas não lembro e nem quero procurar no google ¬¬ )

Ao fim, respiração em grupo (7x) e água!!!

obs: as sequencias de exercícios que se repetem antes da afinação, são para aprimoramento e contínua melhoria do ator-cantor. Os exercícios (conforme dika do prof) tem que ser, de agora em diante, não soh repetidos sem consciencia, mas fazê-los prestando atenção na consciencia corporal durante o exercício, para melhor controle do corpo para aprimoramento sonoro e vocal, pelo controle do diafragma.

=>Prox Post: Quinta, 8h

Nenhum comentário: