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quinta-feira, 10 de junho de 2010

Expressão Corporal – Explorando Novos Movimentos

Começando pelo amabilísssimo alongamento próprio: cada um faz o seu. Feito isso, começamos a andar pelo ambiente (dentro daquelas regrinhas de como caminhar, que é citado desde a primeira aula de E.C.). Então que STOP e vamos movimentar as articulações (para aquecer o corpo alongado).
A dika da prof foi: (passando por meu filtro, lembrar-se) não movimentar as articulações sem um foco. Pensar no que está movimentando, se são os pulsos, cotovelos, se é o quadril, ou coluna, ou ombros. Focar na articulação que está sendo movimentada e aquecida. E não ficar pulando igual macaco louco. (é pq eu tava fazendo isso =P )
Feito isso, fomos brincar! (uêba!) A brincadeira é de pega-pega, mas com uma variante. Já foi citada no blog outra vez, mas repito em resumo: ficam duplas espalhadas pelo ambiente, e uma caça e um caçador. A caça foge do caçador. A caça pode se juntar em uma dupla, pelo braço de uma pessoa “A” da dupla. então que a pessoa “B” da dupla vira o caçador e o caçador vira a caça. E assim continua o pega-pega. ok? (este jogo é pra aquecer os alunos)
Feito isso, então, voltamos a caminhar pelo espaço de ensaio. A prof pediu para que nós então fizessemos uma dupla e continuássemos a andar em dupla, sem pega um no outro, mas ao lado, percebendo o outro ao seu lado. E então, neste caminhar-duplal (neologismo xD) é para a dupla inovar nas formas de caminhar. Tanto no jeito e maneira de caminhar em dois, mas também em movimentos para este caminhar-duplal.
A cada PALMA da prof, o tipo e jeito da movimentação e caminhar-duplal é modificado para um algo novo dentro da proposta de explorar novos movimentos em duplas. Depois de algumas PALMAS, a prof diz para que nós acrescentemos algum(s) som(s) para cada caminhar-duplal que fizermos. (som não significa ser verbal).
Algumas PALMAS depois, então a prof insere um objeto (no nosso caso foi o bambu, maldito bambu) e pede para que nós nos utilizassemos dele para contribuir na exploração de um novo jeito de caminhar-duplamente com som. Então que, depois de outras PALMAS, enfim, separamos. Mas só para arrumarmos outro parceiro(a) para continuar no tal exercício.
então que trocada as duplas, a prof pede então para que nos agrupemos 2 duplas (tornando 4 pessoas e 2 objetos-bambus) e continuemos a fazer tal exercício. Só que sem o som desta vez. (senão é muito barulho pra um ensaio só). PALMAS são dadas e novos movimentos, caminhares e utilização do bambu são inventados com 4 pessoas. Até que então a prof finaliza tal exercício de exploração de novos movimentos para pedir um outro exercício:
Fazer uma cena (com o mesmo grupo de 4 pessoas) juntando movimentos já feito pelo grupo, ou pela dupla, e montar uma pqna história, sem falas. Com sons. Para apresentar.
Tempo de ensaio: menos de 10min.
Conseguimos fazer e apresentar suficientemente bem. Após a apresentação, abriu a roda do diálogo e uma dika (que me lembro) foi que: é mais fácil criar um cena a partir de movimentos já feitos e experimentados, que ficar imaginando o que fazer e então tentar. E foi o que a aula proporcionou: exploração de novos movimentos para que, ao fazer da cena, tais movimentos fossem postos em pratica para auxiliar na criação.
Né?
=>Prox Post: Sexta, 8h

(Respondendo os Comentários: Primeiramente obrg pelos comentários. Fiquei hiper FELIZ, hihihi. E sim, estou no primeiro ano da escola técnica de teatro da cidade que moro. Mas prefiro não citar qual escola estou (acho que seria tal falta de ética, posso até estar errado, mas WhoKnows???) Assim, consequentemente não me cito quem sou (respondendo a Karine), pois assim, amigos meus ou qlr pessoa da cidade que for um pouco curioso conseguirá saber em qual lugar faço. E vai que soa algo ruim pro nome da escola? né!? =P Ahh... purinquanto não citarei não. Mas agradeço os comentários. Fico feliz por estar divertindo e passando um pouco da minha experiência diária... rs rs rs)

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