Barra das Guias

terça-feira, 29 de junho de 2010

O Dia da Banca!!!

Enfim chegamos ao dia da avaliação da turma, uma banca formada por nossos professores (todos que nos deram aula) foram nos assistir a tal CENA que vínhamos ensaiando, ensaio após ensaio, uma cena a partir do texto de Eurípedes, chamado Medéia!

Bem, antes de mais nada, dizer que chegamos no mesmo horário de aula, mas não teve aula nenhuma. Nadinha. A orientação era, para usar essa 1h antes do início da apresentação, para se concentrar (e até ensaiar, passar o texto, blablabla… mas a essencia era para se concentrar e manter calmo).

O que eu fiz nesse tempo (nota mental: é um exemplo pessoal, logo que não seja entendido como se deva fazer.) foi me alongar, me aquecer, seguindo todas as aulas que escrevo aqui e que tivemos no curso. Alonguei, aqueci, dai fiz uns exercícios de voz para melhorar a articulação, dicção e potencia. Fiz uns exercícios para o diafragma, trava linguas, caretas, tudo que sempre escrevo aqui repetidas vezes (viiu só.. tá me fazendo bem ter escrito tudo aqui!) Então passei o texto com o jogo do bambu.. até que então, enfim, fiz minha cena, em ensaio. Ajustei alguns gestos da partitura corporal, algumas movimentações, me ajudaram a arrumar o figurino, maquiagem principalmente, até que então, enfim…

O prof da aula de ensaios veio e reuniu o grupo, merdou todo mundo (merdar=mandar à merda.// merda=desejar boa sorte em teatro!) e então, começou a chamar dupla por dupla, para se apresentar.

O ambiente da apresentação era uma outra sala, preta, palco, e cortinas pretas de coxias, com canhoes de luzes posicionados para iluminar o meio do palco.

Logo a primeira dupla é chamada a se apresentar, e o restante fica numa sala ao lado, em silencio, se concentrando, escutando os amigos fazendo tal cena, e repassando as vezes a partitura corporal sem as falas em voz alta. (bem, eu fiz isso).

Então que, eu sou chamado (sou a 3º pessoa a se apresentar) e entro, arrumo meu cenário, me posiciono em cena, conto 1,2,3, e começo a cena! ^^

Depois de apresentado, eu fico na plateia para ver os demais amigos. (ah, tbm eu ajudo outra dupla controlando o radio para a musica da cena deles! Tbm há essa cumplicidade entre amigos em ajudar na sonorização e, num espetaculo maior, na iluminação tbm)

Depois de todos terem apresentados, os professores dizem uma palavra para toda a turma, nao exaltando nem acusando ninguém em especial, fala do grupo como um todo, do que viram, do que acharam das primeiras cenas que a nossa turma faz. E dizem que esta primeira apresentação será medida de desempenho para que eles possam direcionar os esforços nas proximas aulas, que serão em agosto (fikdik)

Então que, nos avisam, que na prox aula terá um feedback (devolução) sobre o desempenho de cada um, de cada cena.. algo por assim.

Bem, aqui vai uma foto da minha cena =D Espero que apreciem.

eu-medeia1(legenda: eu de medéia, dois colchonetes que usei como cenário, um cachecol amarrado na cabeça, um lençol, regata, firulas, blablabla, tinha uma cadeira em cena tb que não aparece na foto, ali atrás percebe-se o vão entre 2 cortinas das coxias, e a iluminação do palco – é a cena que medéia fala que vai matar todo mundo, depois da primeira cena com creonte) [pra qm nao sabe, sim, eu sou um rapaz =P]

=> Prox post: provavelmente na sexta feira, matina.

Nenhum comentário: