Barra das Guias

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ensaio – Notas Mentais

Eta aula mais sem foco! É verdade!, digamos que, ao começar a aula, o prof diz que o texto que estamos ensaiando não é será feito COMPLETAMENTE, mas são aulas para melhorar a pesquisa interpretativa do ator sobre uma cena deste texto em questão. E que a cena, ao final, será avaliada (como numa escola), juntamente com a interpretação do aluno-ator. =(

Tá, as vezes eu me esqueço que estou numa escola de teatro, mas é isso me soou tão… escola formal. Anyway, engole o choro e vamos pra luta!

Quando enfim soube do que se tratava esta matéria, especificamente, então tratei de trocar minha cena. Antes eu estava fazendo em dupla, agora peguei um bifão (monologo enooorme) e vou fazer sozinho!

A questão que o prof mencionou foi: entender as intenções, decorar, montar a cena, tem uma movimentação definida, que tudo isso junto é (resumidamente) interpretar. Ah, bota as emoções na receita tbm.

Então que, ao mudar de cena, eu recomecei aquelas aualas anteriores tudo denovo (ó tempo perdido). Mas teve gente que então continuou na mesma cena (em dupla ou sozinho, pq ja estavam desde o começo). E esta aula foi mais mesmo para ENSAIAR. Quase que uma aula free, sem foco além de tentar experimentar jeitos de interpretar tal cena.

E esta foi uma dika que o prof me citou: Não existe uma receita pronta pra interpretar. Você tem que ir descobrindo, experimentando, tentando, na base do “faz, defini, apresenta pro diretor (prof no caso), ele diz que aki ta feio, arruma, arruma, melhora, vc volta e faz as readequações, testa, melhora, experimenta, defini, apresenta denovo arrumado para o diretor (prof) ele corrige, diz que aki ta mal, aki ta bom, faz denovo, vc vai lá, arruma o que o diretor pediu, e quando enfim a cena tá interessante para voce e diretor, é ensaiar e ensaiar até a cena ficar naturalmente cênica e apresentavel para um publico”.

Bem, de resto, a aula foi isso. Sem foco! Foco=Ensaio. Ensaio=como se começei outra cena? Então, recomecei do zero nesta aula.

ah, outra dika que lembro, do prof: para a montagem da cena, não contente em ficar no ‘liso’, mas traga objetos se precisar, figurinos, sons, cenário, use a criatividade para a montagem da cena integralmente, como se realmente tal cena fosse realizada numa peça completa. Não fique apenas ensaiando no neutro, que então vai acostumar e n vai sair, criar, melhorar tal cena até chegar num ponto decente para ser apresentado. Abuse da criatividade e ‘se joga’! n tenha medo. Esta aula é pra isso mesmo! o.o’

Bom… agora é soh ensaiar e Me jogar!

=> Prox Post: Quarta, 8h

Nenhum comentário: