Barra das Guias

sábado, 6 de março de 2010

Consciência Corporal

Nesta aula, bem, começamos com o digníssimo alongamento. Ah, nem vou colocar todos os alongamentos aqui que isso é cliché. Alonguem-se e vejam o filme ZombieLand, mto bom tbm, #elri. Bom, depois do alongamento, todos de pé e andando sobre a bandeija (já entenderam quando eu expresso sobre a bandeija aki, né?, ok, bem, senão, leiam posts anteriores que explicam!). Com palmas, acelera-se o passo. E a prof. bateu umas 50 palmas, ficamos correndo iguais loucos até que STOP. Estátuas. Novamente andando sobre a bandeija, palmas e palmas, correndo e Stop denovo. Bem, daí ela começou a monologar sobre termos uma consciencia corporal.

Ainda parados em estátuas, eu com um pé só no chão, e a prof. falando sobre vc conscientizar sobre o seu corpo: como ele stá, onde está o ponto de equilíbrio, como está as articulações, os músculos, a rigidez, etc etc etc…

Então dai ela pediu para mexer beeem aos pouquinhos os músculos e encontrar uma posição que não doa e que faz você se sentir ok, dentro da posição de estátua que eu ainda estava parado. Dai a prof. comentou sobre como o corpo se articula para reposicionar os musculos e o equilibrio quando voce soh faz poucos movimentos. Dai então todos começam a andar beeeeeeeeeem devagar e observando em si, enquanto caminha, quais articulações se usa para se locomover. O que realmente mexe, como mexe, onde mexe, o que, como, quando, observar o equilibrio ao caminhar, etc etc etc.

Depois, fizemos uma brincadeirinha com o grp inteiro, para aquecer. Todos em duplas brincamos de um jogo que é algo do nome “3 não pode” ou algo assim. De braços dados, é um pega-pega e o pique é vc agarrar no braço de uma dupla, di consequentemente a pessoa q está do outro lado da pessoa que vc pegou no braço, ela vira o pegador e corre atrás do antigo-pegador. E assim vai…. só pra aquecer mesmo.

Depois de brincar, andar. Dai novamente em duplas. Agora sim um exerc bem legal (eu achei). É de investigador corporal. Uma pessoa da dupla, fica de estátua, numa posição qualquer. A outra pessoa daí, a investigadora, é que vai observar o corpo do outro, o ponto de equilibrio, os pés, pernas, braços, a posição que o parceiro está, como está a coluna, as tensõse, as articulações, uma investigação externa sobre o corpo da outra pessoa. Intensa. Observar os angulos, rigidez do musculo, tudim tudim. Em certa hora, pode tocar a outra pessoa, sentir o musculo/pele, perceber no corpo do outro como é que a máquina humana é perfeita. Sentir a textura, o peso, quais os movimentos possíveis com as articulações do corpo. TAmbém, se quiser, movimentar a estátua para uma posição que você-investigador ache que será mais confortável para o outro permanecer. A estátua-cobaia pode ficar com os olhos fechados se quiser. E o investigador observa a respiração, o movimento que o ator-estátua faz para respirar, para se manter ereto, etc etc etc… algo beeeeem sondado e investigado por ambos da dupla. Quando então acabar o tempo, a outra pessoa troca e vira estátua e a ex-estátua vira investigador e faz mesmo exame clínico sobre o corpo do outro. Beeeeeeem legal! xD

Depois disso, caminhar novamente, até então ir desacelerando e desacelerando, mas sem parar, e então observando em si todos os movimentos necessários para se manter de pé, equilibrado, e caminhando. É beeeem algo para você-ator realmente perceber o seu corpo-instrumento.

Dai fim.

Nenhum comentário: