Barra das Guias

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aulas Perdidas – mas Entendidas

Bom, este post é um tanto quanto distinto, pois tentarei citar o que ouvi dos meus colegas de classe dos exercícios e aulas que perdi da semana passada. Talvez pode soar um tanto quanto falho, precário, com falta de descrições e até mesmo explicações. Mas, como penso eu, é ao mínimo importante para que eu saiba o que aconteceu e para saber como foi a evolução para as aulas que terei. Bom, começamos por:
AULA DE VOZ: não citaram nada além do normal, apesar que, eu creio, como o prof citou hj na aula, o novo exercício deve ter sido uma radio-novela com vozes personificadas para cada personagem.
EXPRESSAO CORPORAL: alongamento básico, caminhadas e exploração de movimentos normais, e, pelo que me citaram: dividir em grupos e cada grupo recebe uma palavra estranha (uma delas foi “imbá” ) e pelo que os membros do grupo acharem que for o significado, fazer uma cena que contenha esta palavra no meio. Depois de todos os grupos fazerem suas cenas cada qual com uma palavra estranha e desconhecida, a prof levou um dicionário e mostrou o significado de cada palavra de cada grupo. E então, refaziam a cena, desta vez falando a palavra no seu sentido verdadeiro, até mesmo falando seu significado. Aqui, a quetão (que eu entendi) foi que os atores devem começar a pesquisar e aprender o que não sabem, a fim de ficarem cada vez melhores instruídos para quando fazerem uma coisa semelhante.
SENSIBILIDADE: foi a última aula, que teve um exercício de censa interessante: a prof dividiu em grupos, cada grupo deveria fazer uma cena. Mas a cena seria baseada no cheiro do incenso que ela queimou na sala para cada grupo. Assim, a sensação olfativa que foi testada, fazendo com que os grupos exercitassem a criação apartir de um cheiro. E a cena deveria promover este cheiro do incenso por eles sentidos (e que não sabiam que cheiro era, só se adivinhassem). Assim, depois de feita as cenas, a prof contou que cheiro era cada incenso (tinha de mexerica/tangerina e de café queimado).
Nova matéria, PESQUISA: esta é a primeira matéria teorica do curso. O qual nela foi discutida inicialmente o que é teatro, para que serve, elementos essenciais para se fazer teatro, etc etc… nenhum dos meus colegas conseguiu me passar certinho como foi esta aula, até porque, é mta informação e eles estavam sem caderno ou nada para copiar e outra: a maior parte deles são novos de idade e não tão afim de estudar fora da escola normal. Ainda menos a historia do teatro. =P

Nenhum comentário: