Barra das Guias

terça-feira, 6 de abril de 2010

Técnica Vocal

Novamente, inicia-se com um aquecimentozinho, na posição-base-do-ator e respira com o diafragma de olhos fechados e prestando atenção nos sons ambientes, ao seu redor. Sempre notando os sons ao seu redor, desde os mais longes ao mais próximos, que vc mesmo faz.

Depois, começamos a caminhar (caminhada preenchendo o espaço, SEMPRE) beeem devagar, prestando atenção no caminhar. Dai então, caminhando devagar com os calcanhares, depois com as bordas externas do pé, depois com o tarso (ou seria metatarso?) sem os dedos do pé relando no chão. Depois pode por os dedos no chão, abrindo-os bem (como se os enterrasse lama adentro) [ah, cuidado com a mão, pois ela, meio-que-inconscientemente começa a abrir espaços entre os dedos tb {sinistro! rs} ] Então pára em duplas. E cada membro da dupla faz uma massagem relaxante no outro (nas costas e ossinhos do ombro [clavicula] ).

Depois de ambas massagens, recomeça a caminhada e então as caretas exageradas! (nota mental: não vou aqui reescrever todos as dikas do ‘como caminhar preenchendo o espaço’ que eu já escrevi. Aqui, fikdik de relembrar de como se caminha. Como aqui é a aula de tecnica vocal, só irei focalizar isso. Mesmo embora o teatro não seja voz separado de corpo. Mas aqui o blog é meu e fim!) Então, durante a caminhada, percebe-se as caretas exageradas. Articulando bem e sem bater na parede. E SEM ANDAR EM CIRCULOS (quando a gnt se foca em fazer alguma coisa com o rosto que é complexo para iniciantes, o caminhar entra no ‘automatico’ e ficamos, sem perceber-percebendo caminhando em circulos pelo espaço =P )

Depois das caretas, ainda caminhando, fazer uma mastigação com boca fechada. Como se estivesse com muuuuita comida dentro da boca. Depois, imagine que chupou um limão azedo e o rosto se contrái inteiro. Depois contrái o rosto para a direita, esquerda, baixo, pra cima. Agora abre tudo, expande! E caminhe! Então passe com a lingua na gengiva 10x para cada lado. Engole a saliva e com a língua, faça 10 bolinhas em cada bochecha (pelo lado de dentro, né!?) [depois dessa parte, eu já sentia meu rosto todo aquecido e repuxando =D

Bem, daí paramos no lugar (distribuidos pelo espaço) e respiramos. Sim, a respiração contada: 3-inspira, 5-segura, 8-expira, 5 segura, recomeça! E depois disso, fomos alongar o diafragma: soltando o ar (pelo diafragma) em soquinhos, com o som das letras: S, F, V, J, X, Z e R. (pra exemplificar, o som saí assim: [exemplo, letra S] Sh, Sh, Sh, Sh, Sh, Sh, Sh,… sendo que cada ‘Sh’ é um soquinho que expande o diafragma e solta o som!!)

Depois disso, soltamos a voz em cantoria, mas com o som diafragmático do R (aquele maldito som feito com a língua vibrando) e com este som, cantar musicas, soltar a voz, fazer barulhos!!! E caminhando e fazendo barulhos com o “R-vibral”

Então fizemos o Mi-Ê-É-A-Ó-Ô-U-I caminhando de uma parede à outra da sala de ensaio. Claro que não fizemos separadamente as silabas, mas “Miêéaóôui” como uma palavra só e alongando o som-do-palavrão até o caminhar chegar na parede oposta! 

Depois a gnt parou novamente distribuidos pelo espaço, e dessa vez o prof foi o maestro: seguindo a mão dele, iriamos fazer sons agudos, normais e graves. Começando com o som do “BOCA-QUE-USA”. depois passou para o som da letra U (com o biquinho exagerado) e depois com o som de A (boca aberta, exagerada). E a cada movimentação da mão do maestro, a gnt afinava e engrossava a voz para o som passar de agudo para grave e normal e grave, e agudo e grave e normal e grave, e normal e grave e etc..

Depois, bem, a gnt brincou de ciranda a musica do MARINHEIRO, que já postei em uma aula de voz atrás por ae, só procurar!

Depois, enfim, fomos separados em grupos e então, parecido com o jogo anterior (uma variação da Paisagem Sonora), desta vez os grupos tiveram que fazer um “comercial para rádio”. E mesmo esquema: os demais grupos sentavam com olhos fechados no centro da sala e o grupo que ia fazer o ‘comercial’ ficava em volta, e soltava a voz! (mto divertido e interessante)

Depois foi só isso na aula de hj! Bjs!

Nenhum comentário: