Barra das Guias

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pesquisa em Teatro

Nova matéria: teórica =(

Bom, no post de aula perdida, eu citei como mais ou menos foi a primeira aula de pesquisa em teatro que tivemos. Não foi láá óó de grande satisfação pra maioria, mas é importante para o ator saber das origens do teatro, tanto pra fim de conhecimento mas também para composição e quem sabe algo mais.

Bom, não conseguirei escrever uma aula teórica inteira aqui, cheia de explicações e delongas. Vou apenas colocar os tópicos que anotei na aula, alguma coisa extra que sei e achei na net. Pois esta parte de PESQUISA é pesquisando mesmo que se aprende: e já que estamos na net, pq não nos aprofundar naa história do teatro também?

Começou na aula passada falando da essencia para se fazer teatro: é necessário atores, público e um lugar para se encenar. O resto é firula pra encher linguiça: partes que podem ser apartadas sem que o arte teatral seja afetada. Como fazer teatro sem texto, roteiro? Oras, um improviso não tem necessariamente um texto anterior à ser decorado, a história vem na hora. Também há teatros que são primeiramente feitos e depois o texto é incorporado ao que já foi feito.

Na aula passada também foi comentado pra que serve o teatro: google it.

E na aula que tive, foi falado sobre a história do teatro e como surgiu: na grécia, nos grandes festivais desdinado ao deus Dionísio, deus do vinho, da vegetação, da transformação, e por fim, do teatro. Em grandes festivais destinado à dionísio, uma procissão (escrevi certo?) seguia até os grandes palcos em céu aberto, cantando e contando as sagas e história de Dionísio e enaltecendo para que a boa safra viesse também nos próximos anos. Bom, estas procissões eram comandadas por um ‘corifeu’ e o ‘coro’, sendo o corifeu aquele que presidiava o coro que era a procissão.

Então que um belo dia, o corifeu que cantava e contava a história de Dionísio em 3ª pessoa, decidiu cantar e contar a história em 1ª pessoa, então imaginem o que aconteceu??? Como poderia ele, um mero mortal começar a dizer que era dionísio?? Foi então que veio as grandes roupas e a máscara. E este cara grego que fez isso, o primeiro ator, chamava-se Téspis. (pelo menos foi que a prof disse =P )

Mas que acham que as pessoas diziam desse “farsante” que se dizia deus, mas estava fantasiado? Daí que vem a palavra ator, que em grego vem de hypocrites = hipócrita = aquele que aparenta ser quem não é.

Bom, então como os festivais só falavam de Dionísio, teve alguns pensantes que acharam a idéia legal de um contar a história para montes de gente. E então que começaram a inventar histórias a serem contadas nesse ‘teatro’ a céu aberto, onde a cidade inteira se sentava para assistir (já que não havia tv, cinema, livros na época). Então que os primeiros autores escreveram as grandes sagas de heróis e reis, histórias dos deuses. E ésquilo foi o primeiro tragediólogo (escrevia tragédias. aliás, tragédia vem da palavra grega tragos+oide que significa canto do bode, pois o bode era o animal que representava Dionísio. E nos festivais, um bode era sacrificado e depois sua carne era consumida. E o canto do bode é o som que ele faz quando está pra morrer. Uma tragédia =(

Então que depois de Ésquilo, veio Sófocles, que escreveu Édipo Rei, Antígona e Épipo Colona (procurar no wikipédia pra saber mais das histórias). Depois veio Eurípedes. ( = os três grandes tragediólogos gregos)

A estrutura da encenação tinha evoluído e já não mais havia um só ator em cena, mas até mais dois outros. Sendo o primeiro ator, o principal, chamado protagonista; o segundo (atualmente antagonista) era o deuteronistes e o terceiro ator o tritagonistes. Sem contar que ainda haviam um corifeu (narrador) e o coro que respondia.

Então que depois da Tragédia, 300 anos depois, veio a Comédia. Esta que veio de paródias de bebuns que exageravam no vinho durante os festivais e acabavam trocando a letra da musica, ou cantando tudo errado, fazendo sátiras, enfim… rs. Era um gênero mais popular, uma forma de criticar a sociedade. O principal autor de comédia grega foi Aristófanes (google it later).

Então que por fim, a prof fez uma linha do tempo do teatro:

-> 500a.C. = tragedia grega e comedia grega

-> 5a.C. à + – mil duzentos e bolinhas = teatro medieval, usados pela igreja para catequisar.

-> Renascimento – teatro Elizabetano – Shakespeare = histórias sobre o império britanico, financiado pela rainha Elizabeth, e lero-lero (já tava no fim da aula e sabem como é… a cabeça não mais consegue conter detalhes)

-> Barroco – séc de ouro espanhol / no brasil os jesuítas usavam o teatro para catequisar

-> mil setecentos e sei lá – Neoclassissismo = nasce o genero Drama (intermediário da tragédia e comédia) por causa dos burgueses (já que tragédia era coisa pra nobreza)

-> mil oitocentos e blablabla = Romantismo / e teatro na Alemanha

-> mil oitocentos e cinquenta ( + – ) = Realismo

-> mil novecentos e bolinha pra frente até os dias atuais = então que para o teatro vieram os grandes pensadores sobre a técnica do ator (pensando sobre a arte de atuar) Com Stanislavski, Brecht, Grotowski, Barba, etc e tal… até o brasileiro Augusto Boal (déc 60 pra frente).

BEM… então foi isso que eu vi na última aula de PESQUISA. Claro que tenho que pesquisar mais para eu mesmo aprender mais =D Mas, mesmo se não seguir a carreira de ator, pelo menos (como diz um amigo meu) todo conhecimento é valido. Não será disperdício saber disso. No mínimo, será um aprendizado a mais.

Ufaaa.. Fim!!!

Nenhum comentário: