Barra das Guias

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sensibilização part.2

Esta é a outra aula que tivemos de sensibilização, mas foi um exercício longo e durou a aula inteira (mas não por isso algo chato). Esta aula tratou da sensibilização junto com a criatividade e imaginação e percepção da própria pessoa em expor em palavras o que sentiu. (não é consulta de psicólogo, fiktranqs! ;)

Iniciou-se com todos escutando uma determinada música selecionada pela prof. Era instrumental. Contudo a música continha em si, uma história. E este exercício, ao contrário da outra aula de sensibilização, deveríamos criar uma dramaturgia para a música, que dialogasse com a música. Uma história com princípio-meio-fim. Uma historia que viesse da música. Com o que sentíamos da vindo da música e então traduzir os sons/melodias em uma história narrada. Algo palpável com as palavras.

A tal música foi tocada no radinho umas 50mil vezes. Até que todos tivessemos uma história com aquela música. Uma história que condizesse com a música e a música com a história. Uma fusão de ambas.

O próximo passo do exercício era escrever numa folha de papel essa história. Por em palavras toda a história que você, na sua imaginação criou de acordo com a música. Essa função de ‘por em palavras’ é saber expressar sua sensibilidade para que outros também compreendam.

Depois que todos escreveram suas respectivas histórias, em um circulo fomos conversar a respeito do exercício ministrado até este ponto. O que foi fácil, que foi difícil. Qual o nível de concentração que obteve-se, se conseguiu expressar no papel tudo que na cabeça estava feito. E depois desse rápida conversa, todos então expuseram suas histórias vocalmente: ora lendo sozinho, ora lendo com a musica como fundo musical, ora lendo com a música como parte da história, ora narrando sem precisar de ler, etc etc etc… O importante é compartilhar a sua percepção/sensibilidade que foi alcançada para que todos também se sensibilizassem junto com você, lhe entendendo.

E este foi o exercício, quepor razão de muitos membros, gastou muito tempo. Contudo, foi tempo suficiente para que cada um participasse inteiramente do exercício. Sem pressa ou pressão.

E fim!! xD

Volto na quinta =***

Nenhum comentário: