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sexta-feira, 5 de março de 2010

Aula de Voz

Logo iniciou a aula, descalços sempre, começamos em duplas, cada dupla um fazendo uma massagem no outro, fazendo com que comece a se concentrar. Assim que ambos já foram massageados, daí fomos caminhar pelo espaço (como laranjas em cima de uma bandeija, ou seja, todos caminhando e tentando deixar o espaço que utilizamos equilibrado e preenchido). Dai paramos, ficamos cada um no lugar que parou e permaneceu na posição base do ator (pés abertos na largura do quadril, dedões para frente, o joelho levemente dobrado, o quadril encaixado (levemente para frente, como se estivesse sentado em pé) uma pqna pressão uns três dedos abaixo do umbigo, os ombros não tensionados, os braços soltos ao lado do corpo, a cabeça ereta para frente, olhar para o horizonte e postura como se um fio puxasse todo o esqueleto para cima).

Estando na posição base do ator, prestar atenção na respiração. Respira levanta os braços e expira abaixa-os. Dai veio o exercicio da respiração seccionada. Tres tempos inspira, cinco tempos segura a respiração, oito tempos expira e cinco tempos segura sem ar. E recomeça o ciclo. Depois de uns tantos, passamos para uma outra variação do exercício de respiração seccionada: um tempo respira, cinco tempos segura a respiração, dez tempos expira e cinco tempos segura sem ar. Tudo isso mexendo os braços, se inspira, os braços sobem, se expira, os braços descem.

Dai em duplas, fizemos o exerc. das caretas. Isso sem se desconcentrar e rir. Caretando para o outro, obervando os musculos faciais do outro parceiro e ele os teus. E nisso aquece os musculos faciais fazendo caretas exageradas com todos os musculos da face. Até a língua.

Depois disso, aquecer os lábios com o som de caminhão, depois colocando a lingua para fora..(exerc. bem aguado de baba… melhor as duplas se virarem para não receberem uma chuva de cuspe, rs) dai depois passa a lingua pelos dentes em modo circular. Dez vezes rodando de um lado e dez vezes rodando do outro. (/dik dói a lingua dps disso, eu digo, cansa.. omg!) depois fazer movimentos circulares com a lingua, 10 vezes, em cada bochecha. (tbm cansa um poko).

Então foi fazer o exerc de articular as vogais, mas sem usar a voz. Abrindo a boca como se falasse o A, I e U beeeeeem exagerados. Dai depois faz-se uma variação com palavras, BULE, BOLOTA, BELÉM, BALÂO, etc..

Depois disso, as duplas de frente, usando o diafragma, fazer os sons (sons em soquinhos usando o diafragma para soltar os sons) de S, F, V, Z, V, X, J, e R.

Então em duplas, ambos um de frente ao outro, na posição base, ficam se fitando olhos nos olhos, sem rir. Concentração total. Olhar só nos olhos do parceiro. Dai a cada tempinho, dá-se um passo para frente. Depois, outro passo, depois outro passo até que se chega a ficar cara a cara, um encarando o outro. Quando então se aproximar quase colado com o parceiro, aproximar mais ainda, usando desta vez o olhar(olhos) para se fazer aproximar do outro. Isso tudo sem rir. Como até aí, muitas risadas já se foram dadas… a seguinte é concentrar um poko mais e então quando ao sinal do prof. todos começam a rir/gargalhar/se matar de dar risada contudo SEM SOM. pode rolar no chão de dar risada mas em silencio pleno.

Logo então, todos em circulo, fomos refazer o exercício do BOCA QUE USA (agora aprendi o nome!! rs rs ) explicando denovo: a lingua fica descansando na raiz dos dentes debaixo, o céu da boca faz um arco (como se estivesse com um ovo dentro da boca) e solta o som como se ele saísse por cima da cabeça, fazendo-a vibrar e os ossos faciais tremerem. (nao é tão difícil) Ah, e sim, não esquecer jamais de usar sempre o diafragma para liberar o ar para o som.

Depois que todos então até brincaram com o som usando o BQU (vou abreviar o nome do exerc., ok?) então passou-se para uma variação, a qual entfim eu entendi o motivo do BQU. O exercício da variação é fazer o som usando o BQU e então na metade do fôlego, puxa o som de A e vai até o som morrer. Depois repete, som-BQU, som-vogal A e então acrescenta no mesmo folego o som da letra I (i). E então repete: som-BQU, som-letra-A, som-letra-I e então o som da letra U, tudo no mesmo folego.

Exemplificando o som ficaria em um só folego longo: (HUMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUUUUUUU) trocando os sons sem fazer pausas entre eles.

Depois disso, então na aula, aprendemos uma cantiga de roda e cantamos e cantamos. Bom, a cantiga não sei reproduzir aqui além da letra dela. Se alguém conhecer, bem, senão, acho que qualquer outra pode servir. A musica .. esqueci. Afê. Quando lembrar eu posto.

O final da aula foi cantar a cantiga, dança-la, rodando e rodando e palmas e fim.

Bjsmedeixemumcomentário!

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