Barra das Guias

quarta-feira, 24 de março de 2010

Técnica Vocal

Primeiramente em duplas, um aquecimento básico: um massageando o outro e vice-versa. Depois, caminhando pelo espaço, lembrando-se sempre de manter tronco ereto, cabeça reta, queixo paralelo ao chão, olhar para o horizonte, respiração usando o diafragma. STOP! (pra qm não lembra: stop significa parar estátua, onde estiver).

Então no lugar onde você está, arrume-se na posição-básica do ator (relembre esta posição lendo posts anteriores) e feche os olhos. Respire: inspire e expire, expandindo o diafragma e relaxando. Depois, respire cada vez por uma narina e solte o ar pela outra, usando o indicador e o polegar para alternar as narinas fechada e aberta. Depois de soltar o ar com uma narina, respire com a mesma e solte o ar com a outra. A que solta o ar, respira devolta e a outra q solta o ar, que então respira e fica nesse ciclo vicioso. =P

Depois houve a respiração contada/ritmada. Já a citei em outro post de aula de voz. O exercício é inspirar em 3 tempos, segurar o ar nos pulmãos em 5 tempos, soltar o ar em 8 tempos e segurar o pulmão sem ar por 5 tempos e voltar a inspirar em 3 tempos e segue o ciclo. Isto tudo, com os braços erguendo quando inspira e descendo do alto quando expira. / houve uma variação deste exercício que foi, inspirar em 1 tempo, segurar em 5, soltar o ar em 10, segurar em 5. Outra variação ainda foi quando soltar o ar, soltar fazendo o som de S, V, F, J, Z, X, R, usando o diafragma para auxiliar na expiração com som.

Depois disso, em duplas, um de frente para o outro, fiquemos em posição-básica do ator, relaxando. E observando o parceiro(a), em concentração, olhando nos olhos. Então, começa-se a fazer as caretas. Extravasar nas caretas, usar todos os musculos do rosto, todos possíveis e articular bem, exageradamente. Depois disso, fazer os movimentos de abertura da musculatura da boca como se estivesse falando as vogais A, I, U. Mas sem usar a voz e articulando muitíssimamente. Depois, articular as mesmas vogais, sem ter a pausa entre uma letra e outra. Como se falasse a palavra “aiu” mas articulando bem conforme o exercício. Depois vieram as palavras de costume: Balão, Belém, bolota, Bule.

Depois disso, inspirar e soltar o ar em som de S, V, F, J, V, X, Z, R usando o diafragma para soltar o ar. E fazendo soquinhos, tipo: (som da letra S) Sh, sh, sh, sh, sh, sh (cada ‘sh’ seria o som soltado pela boca, usando o diafragma para soltar este som). E repetindo com todas as letras citadas.

Então veio o aquecimento dos lábios: som de cavalo (ou pra mim, é som de carro de formula 1) . Depois, colocando a lingua pra fora, vira um babão mal-educado (cuidado pra não cuspir no parceiro da frente). E então a lingua passa pelas gengivas fazendo 10 vezes um movimento circular para cada lado. Depois dos 20 movimentos, fazer mais 10 bolinhas com a língua do lado de dentro da bochecha. 10 vezes em cada bochecha. Depois disso, a lingua está cansada. =P

Bom, exercício novo foi este: De costas ficavam as duplas. As costas relando uma na outra. Então antes, perceber o movimento que a garganta faz quando se vai bocejar. Nos homens, o pomo-de-adão abaixa e então o ar entra pela boca. Uma respiração mais aberta, mais relaxado o musculo da garganta. Tentem bocejar, fazer querer vir um bocejo e percebam como a musculatura se movimenta. Então, o exercício novo era respirar desta maneira, abrindo a garganta, mas respirando pelas narinas e soltando o ar pela boca, mas não como bocejo, daí só como soltaria normalmente. / Respirando então deste modo, o exercício se complexa, pois, então, cada dupla deverá se perceber (concentração) e inspirar quando o outro estiver expirando. Como se fossem uma engrenagem, um ciclo: um inspira, o outro expira; então um expira e o outro inspira.

Depois disso, abrir numa grande roda, numm grande círculo: Usando a voz, lembrando-se de usar o diafragma para o ar sair, repetir estas sílabas: MI, Ê, É, A, Ó, Ô, U, I.  Para quê estas silabas? Se perceberem, estas silabas farão com que a musculatura da boca faça uma abertura total e se feche. As sílabas proporcionam isso. Então todos treinam até que forme uma palavra inteira com as sílabas “Miêéaóôui” na qual seja feita sem interrupções durante a fala.

Depois voltamos ao exercício da BOCA QUE USA (citado anteriormente em posts de aulas de voz). Só que desta vez, o prof nos alertou para os dois sentidos deste exercício. Quando se faz este exercício em especial, a voz/o som da voz pode ficar em 2 lugares: dentro da boca ou dentro da cabeça. A diferença: quando está o som dentro da boca, ao abrir a boca a voz saí. Ao fazer este exercício e a voz/som da voz estiver dentro da cabeça, você pode abrir a boca, até escancará-la, que a voz não irá sair, contudo o som estará ainda vibrando dentro da cabeça. Este foi um exemplo básico que o prof mostrou, para regular por onde a voz/ o som da voz deve sair. POis, uma voz anasalada é equilibrada por o som estar um pouco dentro da cabeça e um pouco na boca. // (bem, tentei explicar o mais compreensível possivel. Se não entenderem, comentem!!!)

Bom, que eu me lembre, depois disso caminhamos um pouco mais. Fizemos umas caminhadas falando. Fizemos um exercício de começar fazendo a BOCA QUE USA e então a voz saía em A, I e U. Depois a voz saía em “Aiu” = isto sempre se lembrando da projeção da voz, usando o diafragma e articulando bem a musculatura facial.

Depois FIIIMMMM!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu tava esperando vc postar para eu lembras as Sílabas : MI, Ê, É, A, Ó, Ô, U, I.


thaks!

Arte em Cena disse...

Muito bom! Sou professora de teatro também!!

Blog Musicas das Olimpíadas Brasil 2016 (Edição Especial do Blog Musico Gabriel Gamberini 2016 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Legal demais seu blog, parabéns!!!