Barra das Guias

sábado, 20 de março de 2010

Concentração

É, bem isso. Aula de concentração. E foi super interessante!!!

Começou já com uma bombástica concentração: Não falar durante toda a aula. Não se comunicar na realidade. Ficar todos (o grupo todo que estava ensaiando) em concentração.

Tá, depois disso, fomos caminhar. Sim, o belo-caminhar de sempre. Caminhando, preenchendo o espaço, olhar para o horizonte, bla-blá, (isso é de praxe, e prestatenção eu reescrevo sempre o tal caminhar, pq é que sempre estou ouvindo isso, sempre me lembrar durante a aula). Mas desta vez, diferentemente, o temos que perceber e focar a nossa RESPIRAÇÃO durante a caminhada. INSPIRAR com o diafragma, se possível manter o ar preso, com as caixas toráxicas abertas, e então EXPIRAR suavemente, bem devagar, com um fio fino de sopro expelindo o ar. E concentrar nesta respiração enquanto se caminha. E enquanto se caminha mudando o sentido da caminhada, explorando todo o espaço de ensaio. Alternando rotas na caminhada. E a concentração na respiração. E sem mexer no cabelo, sem arrumar a roupa, sem limpar o suor da testa, sempre com os braços ao lado do corpo, sem nenhuma tensão enquanto caminha. Se concentrar na respiração e no seu corpo. Manter-se ereto. Olhar para o horizonte. Sem rir, sem falar, apenas caminhando e respirando.

STOP! (estátua!)

Agora fica. Fica como você parou. Se está com só com um pé no chão, se equilibre e não se mova. (só escute o prof falando, não precisa olhar) Tente se sentir confortável na posição. Não faça nem um gesto sequer. Se está com os dois pés no chão, equilibre-se colocando o peso em ambas bases e se sinta confortável. Dobre um pouco, imperceptivelmente para o publico que te observa atentamente você parado. Não mova nem os olhos. Se possível conseguir, pisque pouco. E respire! Claro, respire na posição que você estiver. Respire tentando se acalmar e se concentrar e se sentir confortável. Respire para manter todas as partes do seu corpo bem oxigenadas. E fique na posição.

Caraca, o prof deixou a gnt uns dez minutos na posição. E observava tudo. Nenhum movimento, nenhum gesto. E enquanto isso falava para nós também nos conscientizarmos da posição, deixando a posição sem tensões e com isso melhor confortavelmente nos sentiriamos. E respirando. E mantendo a noção do espaço ao seu redor. Sabendo quem está aonde e sem mover os olhos para isso. Apenas sabendo. O ator tem que ficar em estado de alerta e atenção durante todo o momento. Desde no ensaio e no palco principalmente.

Então, finalmente, o prof foi falando que… ele vai bater as palmas e vamos então trocar de posição. Contudo, esta troca acontecerá ao tempo da palma. No som dela. E não depois que ela passou, nem antes. Durante a palma. Igual como se num piscar dos holofotes no palco. A troca de posição deve ser instantanea. Mais que issoa até! O publico não pode perceber esta troca. E o ator, eita bixo safadeeenho, só quer saber de se exibir, saltando do plano alto, pro baixo, pro medio, pro baixo, pro alto, e fazendo tudo isso no instante do som das palmas.

E lá se foi: PALMA! E houve a troca de posição. Se a antiga estava doendo a perna, troque por uma mais confortável. Se Estava confortavel, então parta para outra que te desafie a permanecer. E fique. Sem movimentar-se, sem coçar,mexer,arrumar roupa, suor, sem nada. Fique na estátua. Um movimento da sua mão, o publico em peso vai direcionar o olhar para ela, e certamente vai pensar sobre o porquê do movimento. Cada gesto, movimento, cada olhar comunica algo ao publico, por isso, conscientizar sobre o que está fazendo em cima do palco.

E vai lá: OUTRA PALMA. Muda novamente de posição. E fica. PALMAS e PALMAS: muda ao som das palmas e não depois.

Ah, dika: se errou, não demonstrar com olhar, com sobrancelhas, com a mão, com qualquer gesto que errou. Não demonstre e ninguém saberá que errou. Mas se demonstrar, todo o olhar do público vai te condenar!!!

Bem, uma variação deste jogo de estátua, é fazer a cada palma, duas pessoas interagirem. Mas de posição em posição. Sempre respirando para lembrar-se de ficar confortável e equilibrado se posível em ambas bases. E nada de tensões sobre o corpo. Tome consciencia a cada posição que fizer, sobre o seu corpo e sobre seu equilibro. E se comunique com o outro ator/parceiro com o olhar. Com o olho-no-olho o ator consegue comunicar-se muita coisa. E estar sempre em alerta, em atenção sobre o que virá, o que poderá ocorrer.

Depois de muitas mudanças de posições e de muita paciencia. Volta a caminhar. e lembrando-se do comprometimento desde o início da aula: sem falar. Em concentração. Se estiver com a respiração rapida, trate de acalmá-la. Respire com calma. Controle a respiração enquanto caminha sobre o espaço. Corpo ereto, bla-bla-bla, olhar no horizonte, foco, caminhos alternativos, explorar o lugar, blá-bla-bla.

Depois disso, formar duas filas, uma de frente para a outra. Como que em duplas. E então, cada parceiro olha no olho do outro parceiro e fica a olhar. Mantenham-se na posição-base-do-ator. E concentrados. Sem se mexer, sem rir, sem fazer qualquer gesto, qualquer ação. Pois qualquer ação pode comunicar algo. E, por enquanto, não é para se comunicar com ninguém. Apenas manter a concentração olhando no olho do outro parceiro.

Então que a explicação vem: Toda ação tem uma reação. E então, decidido uma fileira, esta fileira escolhida vai fazer uma ação para o companheiro da frente (da outra fileira). E este outro, ao receber e perceber a ação, vai reagir com outra ação conveniente e que a complete. E assim segue. Perceber que não é necessário (e nem mesmo indicado neste exercício) fazer muitas ações ao mesmo tempo. Muitas ações sugerem muitas reações e destas outras ações e então a comunicação pode ficar abarrotada de informação e ninguém entende nada. Uma ação de cada vez, com uma reação correspondente, então outra ação e assim vai. E assim se faz uma comunicação só por meio de ações, sem falas. E concentração. // Depois de um tempo, fazer a outra fileira começar a ação.

Depois disso, a aula acabou =P (ufaaa… tavo suando!!!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Como q consigo decora um texto!?
E NUNCA TIVER experiência no palco e no teatro ! Oq faço !?