Barra das Guias

quinta-feira, 18 de março de 2010

Consciência Corporal

Alongamento. Maldito alongamento. Tudo bem, vamos nos alongar. E alonguem-se. BEM! Senão alguma prof de teatro vai alogar vcs e vcs ficaram com vergonha por não saberem se alongar!!! kkkkkkkkkkkk…. tá, vão alongando-se até o limite. É que meu limite é logo ali.. também, sedentário.. aff…

Bom, depois de alongar, vamos então caminhar sobre a bandeija (espaço se preferirem). As orientações desta vez tem a ver com POSTURA ao andar: andar ereto, olhando para o horizonte e foca-se num ponto e segue até ele, então vira a cabeça, primeiramente, depois o corpo e então volte a encarar um ponto no horizonte e a caminhar para este ponto. AS MÃOS E BRAÇOS ao lado do corpo. Sem mexer na roupa, ajeitar o cabelo, sem limpar o suor do rosto, sem se desconcentrar em qualquer movimento que não te ajude a caminhar normalmente e com firmeza. PRESTE ATENÇÃO NO CAMINHAR em como você caminha, como o pé chega ao chão, seu equilibrio é posto, como o outro pé sai do chão e vai de encontro ao chão, como ele aterrisa ao chão novamente. Quais as partes do pé que encontram o chão primeiro.

Caminhando mais rapido e mais rapido, a cada palma então todos MUDAM DE DIREÇÃO NO CAMINHAR, lembrando-se de primeiro mudar o foco (olhando sempre para o foco-horizonte onde vc irá percorrer) e então o corpo gira e você segue no novo rumo da caminhada. Isso, claro, não se esquecendo da bandeija/preencher o espaço. Nesta mesma caminhada com palmas que mudam a direção, então começar a caminhar mais devagar, devagar, devagar, devagar mas não sem perder a firmeza do andar, quanto mais devagar, mais firmeza (não é ficar mole e fazendo-se a cansada) mas na mesma firmeza como se estivesse caminhando rapido, contudo, lentamente. Isso proporciona perceber o seu caminhar e gestos ao caminhar.

Depois disso tudo, veio um novo jogo: desta vez, em duplas, um parceiro faz o som e o outro deve com seu corpo (estamos na aula de expressão-corporal/consciencia corporal) mostrar o som, perceber o som, sentir o som, transparecer o som… Deve fazer com que seu corpo se iguale ao som produzido pelo colega. Isso claro, com o colega fazendo váaáários tipos de sons. Ritmicos, não ritmicos, mas sons. Não palavras. O corpo, dika, deve usar todo o espaço que puder, explorando os planos altos-medio-baixo. E sem restrições para o que for fazer.

Depois disso, bem, que eu me lembre, repetimos este exerc anterior duas vezes, cada vez com uma dupla diferente. E dps, se a memória não me falhe, terminou a aula. Foi breve mesmo. Mesmo assim, foi interessante.

Até mais, pessoas. Se alguém estiver lendo isso, né?

3 comentários:

Anônimo disse...

Muuuuuuuuuuuuuito interessante seu blog. Seus relatos de experiência são muito legais!!!!

Anônimo disse...

Muito legal seu blog, apesar dos relatos serem de 2010, é tudo super atual! está me ajudando muito!

Anônimo disse...

Estou lendo... realmente a forma de expressar suas experiencias sao muito interessantes, instrutivos até. ainda vou ler de tudo que voce tem por aqui. não pelo treinamento mas pela experiencia de sua vivência