Barra das Guias

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Expressão Corporal (com um tipo de Ensaio)

éé… hoje, pensando que a aula foi trash?? FOI NAO!!!! O começo com alongamentos próprios, dai andar, rapido, stop e articulações, andar, rapido, stop e denovo articulações, andar rapido, correr, pegar na panturrilha alheia e não deixarem pegar na tua (jogo), caminhar, então explorar jeitos de caminhar com passos largos, explorando várias direções, depois caminhar a passos pequenos, mas não desacelerando porém mantendo o ritmo da caminhada rapida. Depois todos pulando, nas diversas direções.

Logo a prof então propoe um exercício (já feito antes, mas n sei se já citei-o no blog) de pular todos do grupo ao mesmo tempo! (lembrei, já citei sim, numa aula de concentração!)

Depois deste exercício (para por o grupo inteiro numa mesma sintonia), então veio a parte mais interessante da aula de expressão corporal de hoje: um tipo de ensaio.

Digo “tipo” porque foi um ensaio mais com regras (lembra que eu falava que ensaio nao tinha regras?) A regra proposta pela aula (pois era aula de E.C., dãr) era explorar os movimentos da personagem que você já está trabalhando nos ensaios (do texto lá)

Bem, explorar o jeito de andar, caminhar, correr, gesticular, cair, beber, levantar, (péssimo trocadilho, sorry, nao me contive! rs ) E enquanto fazíamos e exploravamos tal personagem, então a prof propos novas regras: de, à partir de um movimento de cena, você explorar varias outras formas de fazê-lo, senti-lo, tenta-lo. Logo também, a prof propos novas regras (para uma futura apresentação no final da aula): fazer uma pqna amostra da partitura corporal desta tua cena, a partir destas explorações corporais que fizeram da personagem  (na vdd, lembra aqui o exercício da partitura corporal da sua vida que foi feito em uma aula de E.C. anterior).

então ensaiamos esta partitura corporal da cena que estamos ensaiando do texto – MAS SEM TEXTO FALADO! Só corpo!!! (meldels, qnto “ensaiamos” nesta frase! vou melhorar: Repetimos a sequencia da partitura corporal da cena na qual estamos ensaiando na outra aula, com devidas novas movimentações exploradas anteriormente nesta mesma aula, até que…

Até que então apresentamos, um por um, cada qual a sua partitura corporal da cena para a prof e colegas de sala… Ao final, sentamos em roda e dialogamos sobre tal exercício e percepções da aula. Foi mencionado que (aviso: filtro meu!) as partituras, no geral, estavam todas embasadas para ser compreendidas com o texto verbal. Coisa que não necessariamente deva ser assim no teatro, pois se assim fosse, não precisaria de um corpo em cena. Então o corpo tem que falar, tem que insinuar e falar por si só. E é por este motivo deste exercício de partitura corporal: para conseguir compor a corporeidade da personagem sem necessitar do texto para se fazer entender quem é a personagem, onde está, como está, o que sente, etc etc etc… Por isto da importancia da expressão corporal no teatro, o corpo fala. Se não o falasse, não haveria teatro, mas só leituras dramáticas ¬¬’

bem, por hoje foi isso… bjos

=> Prox Post: Segunda, 8h

2 comentários:

Sr. Vittor disse...

Meu filho de 12 anos faz curso de teatro e notei que ele tem dificuldade em se colocar no palco, não tendo nenhuma expressão corporal. Onde posso encontrar exercícios que trabalhem essa questao?

Sr. Vittor disse...

Olá Sou eu de novo. Havia falado sobre meu filho de 12 anos que faz teatro. Pedi dicas de como melhorar sua expressão corporal. Li seus Posts e conclui que eles são bem ricos de exercícios. Vou mostrá-los ao meu filho.