Barra das Guias

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Técnica Vocal e Afinação

ééé… enfim novos assuntos dentro desta aula!!!

Começamos como sempre com a posição-base, massagens em duplas, caminhada normal, com calcanhares, parte interior e exterior dos pés, só metatarso, depois com o tarso no chão, andando normalmente, stop. Espreguiça, boceja. Movimenta os ombros em circulos para frente, depois para trás, inspira-e-relaxa-ombros, inspira e expirando enrola a coluna. Balança os braços e coluna embaixo, inspira e expira subindo, desenrolando.

Volta a andar, fazendo caretas. Caretas e amassando pão (com as mãos). Agora, articulando bem as vogais A, I, U, sem falar-las sonoramente. (pode para de amassar o pão com as mãos). Depois articular a palavra HIPOTÉTICO , articulando bem as silabas, sem sonorizar. Stop

Faz uma roda com todos, e então faz-se a respiração fragmentada. (inspira 3, segura 5, solta 8, segura 5, ciclo) e depois a variação (1t, 5t, 10t, 5t [t=tempo]) .

depois exercita o diafragma, soltando sons em soquinhos em X, S, Z, F, V, J, F e R.

Logo depois inspira e solta todo o ar em R diafragmatico.

Então veio um novo trava-lingua (muito bom, eu gostei demais!!!) ABRACADABRA DA GAGA MACABRA DA CABALA! Fizemos um monte de vezes tbm. rs

Então depois (inicio dos exercícios de afinação) começa com o exercício normal de BOCA-QUE-USA, vibrando a fronte da face. (lembrar como fazer nos primeiros posts das aulas de voz). Então, depois, faz-se o som em BQU com a sonoridade dentro da boca, e abre-a de tempos em tempos para soltar a vogal A sonoramente. (ex sonoro ficaria mais ou menos assim: hmmmmm-A-hmmmmm-A-Hmmmmm-A…) E faz-se isso com todas as vogais. A-E-I-O-U.

Logo após, vem o primeiro exercício de afinação: uma pessoa da roda, usando BQU, faz-se um tom sonorizando a letra U. Os demais, então, irão se juntar no tom sonoro da letra U do amigo que iniciou o som. assim, todos ficarão no mesmo tom. (para o som) Logo, então, outra pessoa recomeça o exercício, fazendo outro tom, com BQU sonorizando a letra U, e os demais da roda, depois de ouvir, se igualam (afinam-se) no mesmo tom da letra U que quem iniciou fez.

Depois acabou o prof explicando sobre os tons, notas musicais, e coisas de musica. E antes de finalizar, com a ajuda de um cd de musica com a finalidade de exercitar a afinação, cantamos alguns versos subindo e descendo tons. Sempre escutando-os e tentando fazer um som similar suficiente para se igualar. Articulando bem a boca.

Ah, acho que é o essencial da aula.

É dificil escrever uma aula de tecnica vocal. Escrever!

(nota mental: as aulas de expressão corporal e ensaio, que viriam a ser postadas na quinta e sexta, serão fundidas em “aulas que eu perdi” pois acabei saindo mais cedo da aula e perdendo estas duas. Mas, por amigos, tentarei redigir um post razoável com novidades. Se é que teve ¬¬’)

=> Prox Post: Possivelmente na Quinta. Certeza na Sexta! (mas creio que em horário vespertino ou noturno) Então, Sabado é GARANTIDO de novo post!!!!

Um comentário:

Patric Brivin disse...

Muito bacana. É bem informativo e útil. Gostei. =)