Update (dezembro/2014): Elaborei outro post com a mesma temática de "como começar..." da perspectiva do diretor/professor. Clique aqui e confiram minha saga como diretor teatral...
Update (março/2014): Se quiserem ler mais sobre este mesmo tema, clique aqui e leiam a descrição da minha oficina para professores e educadores de teatro.
O que fazer para ensinar o que você já sabe na prática??? Como transmitir sem dizer todos os truques que você aprendeu por si só, e deixar que os alunos aprendam por si mesmos???
As perguntas não param e a primeira aula de um Curso Livre de Teatro tem que ser preparada – não dá pra chegar e aplicar uma Contact Improvisation (Improvisação por Contato) que eles não vão conseguir fazer!
Minha idéia foi partir do princípio de que eles nunca usaram o corpo para fazerem teatro, achando que o teatro é só decorar o texto, ensaiar marcações e apresentar. Para mostrar-lhes que “decorar-ensaiar-apresentar” é uma perspectiva há muito ultrapassada, um paradigma teatral do final do séc XIX e início do séc XX, fui buscar fonte de inspiração nas teorias básicas do teatro: história do teatro e primeiros pensamentos dos teatrólogos.
Baseado na Introdução do livro de Luiz Otávio BURNIER “A Arte de Ator – da Técnica a Representação”, este apresenta um panorama de primeiras informações para a formação do ator e sua arte de modo simples e fácil.
Deste modo, aliei a formação teórica à prática já na primeira aula. Sabe, pra desmistificar desde o começo o equívoco de que o teatro é “texto-ensaio-apresentação” e, com isto, justificar o treinamento do ator.
Para quem não entendeu, explico melhor (como fiz com meus alunos): A palavra ‘Teatro’ vem do grego que significa lugar para se ver (PAVIS). E também é tido como uma arte, a arte teatral. Entretanto, a arte teatral é uma estética ou a junção de várias artes? (impasse para a pesquisa cênica) – Teatro é uma arte de ator (DECROUX), ele a concebe e produz, sendo a unidade mínima do teatro o ator (seu corpo-voz), o texto (texto espetacular/ dramaturgia corporal), público, espaço e tempo (GROTOWSKI, BROOK). Teatro é o que acontece entre o ator-emissor de signos para o público-receptor-intérprete destes signos (GROTOWSKI), e para trabalhar estes signos, usasse o instrumento básico do ator (assim como um músico usa um instrumento para sua arte musical) que para o ator é seu corpo (COPEAU, MEYERHOLD, concepção dualista corpo/mente). Para isso, o ator (comparando-se ao músico) precisa também aprender a tocar seu instrumento, treinar os acordes, ensaiar a partitura e então apresentar: faz-se assim a concepção “treinamento-ensaio-apresentação” (BARBA).
Esta rápida explicação, Burnier apresenta em seu livro de modo bem estruturado e melhor desenvolvido. A comparação do ator com o músico foi a metáfora que consegui conceber para explicar que o ator não faz milagre se não aprender e compreender suas possibilidades físicas antes de tomar um texto literário para apresentar (em termos básicos).
Depois dessa formação teórica simples para os alunos, comecei minha aula desenvolvendo um treinamento de compreensão corporal para eles, seguindo as primeiras aulas que postei aqui neste blog mesmo. Usei exercícios de consciência corporal, exercícios de técnica vocal, alguns jogos teatrais individuais (a princípio) para criar uma primeira confiança no grupo.
O interessante foi, ao final da primeira aula, durante as conversas de feedback, os alunos entenderem que tudo o que eles fizeram foi o primeiro passo (o treino) para começar a vir a ter uma presença cênica. E isso me deixa feliz, pois não ficaram avoados sem saber o que fizeram!!!
Mas mais aulas virão e novas experiências aparecerão e maiores dificuldades pedagógicas. Que os Deuses do Teatro me ajudem (Amém).
Obrigado
11 comentários:
Amigo, eu ainda não sei o teu nome, desculpe, mas o teu blog é muito bom, está me ajudando muito. Achei ele por acaso na internet e aderi a ele para dar aulas aos meu alunos, e tem dado resultados bem legais, pois eu simplesmente penso como vai ser e realizo, e tenho que lhe dar muitas vezes com a improvisação. Parabéns pelo blog. Vamos trocar mais ideias? me add no msn: storck666@hotmail.com Ah, meu nome é Junior Storck.
Muito bom seu ralato sobre as aulas de Teatro.
Gostei muito, espero receber algumas informações sobre mais aulas de teatro .
meu msn ai:
ThiiagoXaviier@hotmail.com
abraçoos !
vou precisar muito dessas dicas vou começar a da aula de teatro
vou precisar muito dessas dicas vou começar a da aula de teatro
Amei teu blog estou começando a dar aula e realmente vem de encontro o que estou estou aplicando e vim relembrar algumas aulas de voz. Continue compartilhando...Adorando!
Oi! Eu estou escrevendo um livro no qual uma boa parte se passa em aulas de teatro, embora eu de fato nunca tenha frequentado uma. Será que eu posso pegar emprestado suas aulas? Me responda por esse email : vcereja@yahoo.com
Meu caro sei que este post é muuuuuuuuito antigo e nem sei se verá isto mas mesmo assim gostaria dente agradecer direta ou indiretamente saiba que me ajudou muito, obrigado
Excelente seu blog. Cara, vou começar a dar aulas de teatro para os alunos que de baixo rendimento de minha escola contudo não sei nem por onde começar...
Quando vi seu blog e li um de seus artigos foi como uma luz no fim do túnel. Caso queira, possa ou tenha disponibilidade gostaria de receber dicas suas.
Cordialmente, Rosemário.
jrfrombrazil@gmail.com
Muito bom ... obrigado por me ajudar mesmo sem conhecer,me indicaram como líder do teatro da igreja e primeira coisa que Deus colocou na minha cabeça é montar uma oficina...poxa eu estou gostando muito de teatro..isso só porque comecei a ler livros sobre o assunto é estou maravilhado...obrigado.
Muito bom. Amei sua exposição de forma tão objetiva
Muito bom
Postar um comentário