Barra das Guias

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Expressão Corporal da Facul - 1/2

Alô genteee... Ebaa, tive a primeira aula hoje de expressão corporal. Bem, dando os créditos ao autor das técnicas – chamado Klaus Vianna – as técnicas foram passadas para nós por alunos que o estudam com a professora (veteranos meus). [Maiores informações poderei passar ao decorrer do ano e dos estudos]. Repassarei a descrição destes exercícios hoje realizados:

Primeiramente fizemos um alongamento básico e simples, individualmente.

Depois, o primeiro exercício foi de atenção. Básico. Todos em um grande círculo: então uma pessoa sai de seu lugar no circulo, e focando PELO OLHAR à outra pessoa que está no circulo ainda, caminha diretamente à ela e diz seu nome (o seu próprio nome, não o da pessoa escolhida!) e então ocupa o lugar desta pessoa escolhida, enquanto esta outra sai de seu lugar (que estava em repouso) e se dirige à outra pessoa (focando PELO OLHAR), diz seu nome, e assim por diante. É mais ou menos a seqüência de “em repouso” e “recebendo uma ação”.

As variações desse exercício foram: 1) aumentando o grau do caminhar para o correr; 2) aumentar o numero de pessoas que sai do circulo e vai até outra pessoa (ou seja, ao invés de uma pessoa, umas 6 pessoas ao mesmo tempo); 3) as pessoas do circulo, ao invés de estarem paradas (e esperando alguém chegar até elas e elas então saírem para outro lugar) o circulo estaria em movimento, andando como festa junina (pra a direita... para a esquerda... correndo... etc...) até que fim. Próximo exercício!

O próximo exercício foi um caminhar pelo ambiente ao ritmo do batuque. Mas não só isso, a pessoa que conduz esse exercício vai fazer algumas paradas – STOP’s – no decorrer da caminhada. Nestas paradas, pede-se para observar o ambiente, onde o aluno-ator está parado, quem está próximo dele e quem está longe, se conscientizar!! Então continua o caminhar, seguindo o ritmo do batuque, até uma segunda parada – e a pessoa que conduz reobserva os mesmos pontos da parada anterior. E segue até fazer umas quatro paradas pelo ambiente. (o caminhar do começo pode vir a se tornar um correr) Depois disso, a idéia é recontinuar a caminhada-corrida, porém ao parar, a pessoa que conduz o exercício pede para que retorne ao mesmo lugar da primeira parada. E depois da segunda parada. E assim por diante. Talvez aleatoriamente a ordem das paradas. Pra desenvolver a memória espacial do aluno-ator. E a consciência espacial também.

Terminado o exercício, seguiu-se a outro exercício, o qual descreverei numa prox postagem ainda esta semana.

Até mais, abraços, merda!

=> Prox Post: 28-fev (Segunda) 8h

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Voltando de Férias

Oi gente feia. Ops, hihihi, brincadeirinha meus lindos! Venho neste post rapidinho comunicar meu retorno às atualizações deste blog teatral.

O ano passado foi fodástico e nem sei como consegui manter o blog no segundo semetre (quer dizer, deixei o blog meio abandonado). Mas não vamos chorar pelo leite derramado, nem por águas passadas. O futuro é mais interessante e este ano mais ainda!!!

A princípio o que posso dizer é que o blog sofrerá umas mudanças – tanto de layout e formatação (pra deixar mais bonito e funcional) e de conteúdo também (pq agora este humilde blogueiro entrou em uma faculdade de artes cênicas que iniciará suas aulas neste mês ainda, e ainda terminará o curso iniciado ano passado, agora no nível advanced-montagem).

Então posso sugerir que terá mais duas tags diferentes: FAC = Faculdade de Artes Cênicas e CA = Curso Advanced

E afora isto, creio que o conteúdo se manterá somente focado nas aulas práticas – as aulas téoricas, sorry leitores, mas não terei todo-o-tempo-do-mundo só para o blog. Tentarei escrever do mesmo jeito, bem facinho e bem simples, para que quem visite aqui consiga entender o conteúdo prático somente lendo.

E,por fim, deixo uma mensagem de motivação para vocês: continuem lutando, ensaiando, treinando, se formando, e corram atrás de seus sonhos! Não se abatam por qualquer coisa, nem por ninguém, pq somente você pode realizar o seu sonho e ninguém mais! Obstáculos existem, mas são superados. E saibam que, neste ano, quero perceber uma movimentação maior neste blog – com comentários e tudo o mais, ok? =D

Bjs, até mais!

Ass.: O Blogueiro!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Práticas...

Olá gente que visita aqui (se é que alguém visita isso aqui ainda!) voltei pra contar o me aconteceu neste tempo que fiquei off e atualizar umas coisinhas... Bem, vamos monologar:

Não sei desde quando eu parei de fazer as diárias postagens daqui. O problema foi que eu tava abarrotado de coisas para meu tcc e para a vida em geral (sou ocupado, benhê!). Porém as aulas de teatro seguiram seu percurso... faltei umas várias aulas (coisa que não faço) então nem saberia o que postar aqui. E outras vezes minha mente tava tão ocupada com outra coisa que eu não teria tempo de fazer a análise mental para vir aqui e regurgitar a aula inteira como fazia.
Enfim, tirando estes obstáculos, vou tentar descrever como as coisas se sucederam:

As aulas de voz continuaram com as mesmas práticas, um ou outro exercício diferente para aquecimento da voz e do diafragma e mta música e cantoria (até porque a pequena peça que estávamos fazendo tinha uns cantos que adaptamos) E era nestas aulas de voz que a gente ensaiava as músicas.

As aulas de expressão corporal foram as mais "peixe fora d'água" das aulas. Começou não tendo nada a ver com a peça que teríamos. Era como se a aula fosse à parte da interdiciplinariedade, uma excessão à regra. Por isto que alguns colegas e eu fomos à prof e dialogamos sobre a interdiciplinariedade, falamos se poderia esta aula nos ajudar a achar uma corporalidade para os personagens e para a cena em si - que estava (e ainda está um pouco) mto pobre.

E as aulas de ensaio prático foram as terríveis. Pensa num negócio ruim: agora multiplique por 2. Era estas aulas práticas do ensaio para a peça Amor por Anexins do Artur Azevedo. A gente não ensaio paçocas até quando enfim definimos a "proposta" (palavrinha filhadumaputa que acompanha o fazer teatral.. kkkkk) Mas enfim conseguimos definir a tal proposta da nossa peça, e então buscamos pensar um modo de torná-la possível.
Ensaio atrás de ensaio a gente pouco conseguia (e o motivo? Agora na reta final eu compreendo que foi a falta do "decorar o texto" - pois só depois do texto decorado é que então conseguimos trabalhar a cena e melhorá-la.) Até semana passada (faltando 2 semanas para a apresentação final) a gente ainda ensaiava com os papéis do roteiro na mão porque ninguém tinha decorado. E pouco adiantava os ensaios. Quando enfim ensaiamos sem o papel em mãos, com o texto decorado, então que a cena ganhou vida e pudemos ensaiar sem medo de ser feliz - improvisando, criando, melhorando, aperfeiçoando...
Outra coisa que queria deixar claro aqui, para ainda quem se habilita em ler este blog, é que o prof foi uma questão chave para a realização desta peça. Uma questão chave no sentido que, ao invés de motivar a nós alunos-atores a fazermos algo de concreto ou até mesmo fazermos sentar e decorar o texto, não! Desta vez, nesta peça, o obstáculo enfrentado por nós alunos-atores foi o a falta de pró-atividade do prof para que nós alcançássemos a lua! Ele ficava apenas monologando a nossa falta de pró-atividade e falta de interesse. E também não propunha meio para que conseguíssemos ultrapassar o que nos prendia: queria que nós achássemos a solução por nós mesmos - o que por um lado é bom, mas por outro... explicarei: (se não quiser ler a explicação, pule este próx paragrafo inteiro)
O que aconteceu foi que o prof deixou que nós buscassemos desenvolver a peça por nós mesmos, sem a ajuda dele. Parecia que estávamos sozinhos tentando e tentando sem o auxílio de ninguém. Não parecia que estávamos no nível iniciantes de um curso de teatro ainda. Então tudo caminhava sem rumo para nós... Eu entendia que era um jeito brusco para nos fazer amadurecer no fazer teatral, mas embora fosse um método de ensino deste prof, nos parecia um tormento e não um ensino. E talvez por isso que não decoramos o texto em tempo, não conseguiamos desenvolver o ensaio a contento, conversávamos e nos distraíamos o tempo inteiro... Poucas as vezes que conseguimos em um só ensaio passar o texto inteiro.
Então que, quando enfim passamos a peça inteira, com tudo decorado (isto no último ensaio, a menos de 5 dias atrás) que então o prof se transformou e se mostrou presente em aula. Começou então a sugerir imagens cênicas e a orientar os alunos dentro da peça: ou seja, começou a dirigir a peça.
Como aluno eu não estava satisfeito com este jeito do prof de se portar em aula, mas como ator, este diretor fez uma das melhores coisas para que eu amadurecesse: foi um outro jeito para que eu pudesse chegar à criação teatral. Um jeito um tanto empírico - de teste-e-erro - mas valeu a pena ter esta sensação experimentada.
Contudo, como aluno-ator, fico triste por ter levado tanto tempo e com isto, ter levado a peça para o fundo do poço. A peça foi cortada metade e resumida, por esta falta de tempo. Uma das consequencias deste método. E também a interpretação foi prejudicada, pois menos tempo temos para aprimorar, criar, melhorar e ensaiar a interpretação desejada. Enfim...

Coisas importantes aprendemos: decorar o texto em tempo hábil, e depois haja a interpretação do texto; Ter a proposta da peça em tempo hábil e com justificativas plausíveis para a encenação ser realizada; e não fica monologando demais nos ensaios, porque é tempo perdido e sem nenhum proveito.

Acho que foi um resumão do que me aconteceu até agora desde quando parei de escrever aqui no blog. Ainda tenho dois ensaios antes da apresentação. Talvez o próx post seja o da apresentação já.

Até

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aviso

Olá a todos que seguem, lêem, ou até mesmo que chegaram aqui só de passagem.
Um aviso: nas últimas semanas não venho atualizando este blog por motivos maiores - falta de tempo por eu estar concluindo o Tcc. Logo, assim que der alguma brecha (brexa?) no meu tempo, e uma motivação inspiradora para descrever como estamos trabalhando, então os informarei.
Mas não, não abandonei o blog e nem as aulas terminaram. Apenas estou menos disciplinado com este projeto do diário e focado mais num outro. Embora, tudo isso ainda passará e eu voltarei a postar. Estou guardando umas anotações para atualizar posteriormente.
Abraços a todos. E bons ensaios!