Barra das Guias

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Máscara Neutra: a Confecção

Esta postagem é uma continuação da Máscara Neutra. Se não leram a primeira postagem, leiam que é bem mais introdutória que estas posteriores.
Neste post, comentarei sobre a metodologia de confecção de máscaras.
Na verdade, existe dois métodos (no meu ponto de vista, hihihi...): Um para quem tem grana (pelo menos um pouco), paciência e quer ter qualidade. E uma outra metodologia (parecida) pra quem quer ter menos trabalho em fazer, mais barato e (no meu ver) mais rápido.
a) O jeito bom de fazer uma máscara neutra é realizar os passos que o Grupo Moitará cita em seu site.Usa-se gesso, argila, gesso, empapelamento (papel e cola), tintas e sei-lá-mais-o-quê;
b) A partir da idéia da metodologia anterior, eu somente pulei os passos mais caros (gesso, argila, gesso) e acabei comprando uma máscara de plástico de carnaval de 1,99. Claro que uma máscara sem expressão alguma (inexpressiva, neutra). A partir dela, usei papeis para fechar o buraco dos olhos e nariz e pulei para o passo de empapelamento da máscara através da técnica do Art Attack do Disney Channel (risos). Fiz umas 7 camadas de empapelamento. Depois retirei a máscara-base (a de 1,99) da minha máscara de papel e com essa nova máscara feita de papel pintei-a com tinta acrílica branca (1 dia de secamento da tinta) Depois disso, preguei um elástico branco nela, com grampeador de escritório e colei umas espumas (Scott Brite parte amarela fofinha) na parte de dentro da máscara (para deixar um espaço entre meu rosto e a máscara propriamente dita). E assim, minha mascara neutra barata foi confeccionada.
2011-04-29_20-50-44_239   2011-05-04_14-21-43_36 
Eu sei que o jeito que eu fiz não é o certo, o correto, o de qualidade, mas me serve para fazer o treinamento. A única coisa que se deve considerar ao fazer a máscara e deixá-la sem expressão na face (não pode nem estar triste nem alegre – inexpressiva) porém tem que parecer que é um rosto humano. Ou seja, não pode parecer um E.T., mas pelo menos lembrar a face humana inexpressiva.
2011-05-15_23-15-00_66
Digo isso, pois foi o que meu amigo (que é formado em Artes Cênicas) que me disse quando eu sugeri essa idéia de empapelar a máscara de 1,99. E depois, em nenhum momento Copeau ou Lecoq (em seu livro “O Corpo Poético”) diz que a máscara precisa ter a forma do rosto da pessoa que a fez de molde, mas suas máscaras nobres (neutras) são fabricadas por Sartori e são todas iguais (só procurar no google por “máscara nobre sartori”).
Pois então é isso nesta postagem.
A próxima postagem tratará dos estímulos sugeridos para o treinamento com este tipo de máscara. Até lá.
Obrigado.










3 comentários:

Daniel Martins disse...

Blog excelente. Demorei para descobri-lo. Ótima referência. Generosidade intelectual. Já está nos favoritos. Vamos jogar conversa qualquer dia.

AMANDA RODRIGUES disse...

Amei esta postagem....
A idéia de tornar as coisas mais barato é mto bom pq mtos não tem grandes recursos e tem que trabalhar com material improvidado, como mtas vezes é o meu caso!
Tenho recomendado seu blog para o meu grupo de teatro!
Q Deus abençoe sua vida...

Nelson Gonçalves disse...

Gostei muito deste Diário de Aula de Teatro. E queria tanto ter um contacto pessoalmente. Mais não será possível porque estou em um país diferênte. Peço que troquemos algumas conversas por e-mail, facebook ou skyp. Isso vai depende da sua dispuniblidade. E obrigado pelo diário e continuarei acompanhando. Meus parabens!!!