Barra das Guias

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sobre Máscaras no Treinamento do Ator

Sobre Máscaras no treinamento do Ator: tem como? Claaaaaaaro!!!! Claro que tem como usar máscara no treinamento do ator e não venha abrindo a boca de surpresa porque isso é teoria velha – surgiu na primeira metade do séc XX.

Mas como descobri isso? Claro que busquei me (in)formar com quem já tinha usado (e tirado 10,0 no TCC sobre este tema). Peguei o TCC de uma amiga formada em Artes Cênicas no qual foi meu primeiro contato com a temática da Máscara NEUTRA para o treinamento do ator.

Mas o que é Máscara Neutra??? Leia Aqui e aqui também.

A partir desta idéia da máscara neutra e do Tcc da minha amiga, fiquei conhecendo dois pesquisadores que usaram este tipo de máscara para o treinamento do ator: Jacques Copeau e Jacques Lecoq.

Sobre o primeiro Jacques, o Copeau, Luiz Louis comenta lindamente sobre ele e seu “remédio” que era a máscara neutra para o ator.

Para saber mais sobre Jacques Copeau, achei esta tese de Luciana Machoski (UDESC) na internet: “O ator para Jacques Copeau”.

A Máscara Neutra também foi utilizada no treinamento do ator por outro pesquisador chamado Jacques Lecoq. (sobre Lecoq, ler aqui). Este pesquisador, mais chique, escreveu um livro próprio, intitulado: “O Corpo Poético – uma pedagogia da criação teatral”. Nele, Lecoq nos fala da, entre tantos treinamentos, também da utilização da máscara neutra dentro da sua Escola.

Para fins de melhor entendimento, esta postagem foi mais para entender que existe uma técnica de treinamento que se utiliza da máscara neutra e quais as suas referências teóricas. Nas próximas postagens saberemos como fazer uma máscara neutra e quais exercícios são indicados para o treinamento com esta máscara.

Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi - I am really happy to find this. cool job!