Barra das Guias

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Expressão Corporal 2/2

Continuando os exercícios novos da aula da postagem anterior:

Este exercício é meio difícil de descrever, mas tentarei. É desenvolvido em duplas. Um membro da dupla será o modelador e o outro o objeto a ser modelado. Só que, ao toque do modelador, o modelo não apenas se moverá e parará, mas será um toque que levará à continuidade da ação.

Ex: Digamos, que o modelador empurre o ombro da pessoa objeto-modelo para trás, logo esta pessoa tocada moverá somente o ombro tocado para trás, digamos que foi o direito, então a pessoa moverá o ombro direito para trás, e o movimento se dará ao mesmo grau de intensidade do toque dado pelo modelador. Acontece que durante o movimento para trás do ombro direito a pessoa-modelador toque a nuca da pessoa-objeto, levando-a para frente – então enquanto o movimento do ombro para trás ocorre diminuindo o grau de intensidade até o parar, a cabeça da pessoa-objeto-modelo se movimentará para a frente (em consequência ao toque na nuca), também seguindo o grau de intensidade do toque do modelador. E assim por diante na criatividade do modelador da dupla. Ombros, cabeça, braços, tronco, quadril, pernas, etc. E depois de algum tempo, troca e o modelador vira objeto-modelo e vice-versa, para ambos da dupla poderem fazer o exercício.

Uma variação deste exercício (que pode ser feita seguidamente a este), será que o modelador ao tocar o objeto-modelo, este fará uma força contrária ao toque dado. Então, voltando ao nosso exemplo acima do ombro direito, a pessoa não se movimentaria para trás (conseqüência do toque), mas moverá o ombro direito para frente (em oposição ao toque) e quando então tocar a nuca, a cabeça não irá movimentar para a frente (conseqüência do toque) mas a pessoa-objeto fará um movimento contrário ao toque (em oposição) e a cabeça se moverá para trás, em direção ao toque! E mesma coisa, ambos os dois da dupla devem ser modeladores e objetos-modelo.

O próximo exercício que segue é em decorrência destes dois exercícios, porém individual. O aluno-ator trará à memória corporal a sensação dos toques ocorridos nos exercícios anteriores. E, em decorrência disto, ele executará os movimentos seguindo a memória corporal vivenciada. É parecido com o jogo das articulações que eu já fazia, porém com outro estímulo para execução.

Ao término deste exercício então faz-se um relaxamento, deitando-se no chão e respirando. E fim!!!

Até prox aula. Não sei quando.

Nenhum comentário: